Novos naufrágios encontrados perto de galeão espanhol carregado de tesouros

 

Por Associated Press 

8 de junho de 2022

(Traduzido via Google Tradutor, do original em inglês)

A Colômbia encontrou dois naufrágios, perto do lendário galeão San Jose, afundado há 300 anos e que acredita-se estar carregando tesouros no valor de bilhões de dólares em dinheiro de hoje. 

O presidente Ivan Duque disse esta semana que os naufrágios, que não foram relatados, correspondem aos períodos colonial e republicano, segundo uma análise preliminar. "Apesar de este património estar submerso... tem todas as garantias de proteção baseadas em milhares de fotos que foram tiradas a profundidades superiores a 950 metros", disse Duque ao mostrar imagens das embarcações. "Graças a isso, foi feita uma reconstrução de todo o mapa morfológico da área onde está localizado este naufrágio." 

A Colômbia fortaleceu suas capacidades de exploração submarina depois que o galeão San Jose foi encontrado em 2015, ainda não recuperado, que supostamente contém tesouros e foi objeto de uma batalha legal com outros países, como a Espanha, pelos direitos de extração. A empresa de exploração marítima dos EUA que alegou ter encontrado o naufrágio em 1981 estimou em 2015 que o valor de seu conteúdo valia US$ 17 bilhões (US$ 23 bilhões). Com um veículo de exploração remota, a Marinha colombiana se aproximou do naufrágio e verificou que “não houve intervenção” de humanos. "Todos os tesouros e elementos encontrados ali estão protegidos e continuarão protegidos", disse o almirante Gabriel Pérez Garcés, comandante da Marinha. 


O governo colombiano conseguiu identificar e fotografar espadas, louças chinesas e canhões do galeão. Este último teria sido fabricado em 1655 nas cidades espanholas de Sevilha e Cádiz. Também foram encontrados alguns objetos de ouro, como um lingote e macuquinas (moedas) de oito reais. A Marinha colombiana tem indícios de que pode haver outros naufrágios na área onde está localizado o galeão San Jose. “Continuaremos trabalhando no futuro para poder explorar mais de 13 locais que possam ter mais informações e ser o local de um determinado naufrágio”, disse o diretor-geral marítimo, José Amézquita García. 

O San Jose foi afundado em junho de 1708 perto das Islas del Rosario, na costa caribenha da Colômbia, durante um combate com navios britânicos que tentavam levar sua carga, como parte da Guerra de Sucessão Espanhola. O galeão era o principal navio de uma frota de tesouros que transportava ouro, prata e outros itens valiosos das colônias americanas da Espanha para o rei Filipe V. 

Apenas um punhado de 600 tripulantes do navio sobreviveu quando o San Jose afundou.

Fonte: SanJose galleon: Colombia releases images of two new shipwrecks. (9news.com.au)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!