Naufrágio do navio irmão do navio de guerra mais famoso do século XVII da Suécia descoberto por arqueólogos

Por: Redação - 25.10.2022

Arqueólogos marítimos suecos descobriram o naufrágio de “Applet” – a irmã há muito perdida do icônico navio de guerra do século XVII “Vasa”.

Arqueólogos que trabalham no programa de pesquisa “The Forgotten Fleet” descreveram ter a sensação de seus pulsos acelerados quando descobriram os destroços e descobriram que era semelhante ao Vasa.

“Nossos pulsos dispararam quando vimos como o naufrágio era semelhante ao Vasa”, disse Jim Hansson, arqueólogo marítimo do Museu Sueco de Naufrágios.

“Tanto a construção quanto as dimensões poderosas pareciam muito familiares. A esperança de encontrar uma das naves irmãs de Vasa foi despertada dentro de nós.”

O enorme naufrágio foi descoberto em dezembro de 2021 em um estreito na ilha de Vaxholm, perto da capital Estocolmo. Partes do costado do navio afundaram no fundo do mar, mas o casco foi preservado em um convés de armas mais baixo. Seus lados caídos tinham vigias que mostravam que o navio de guerra tinha dois decks de armas.

Applet (The Apple) foi lançado em 1629 e foi construído pelo mesmo construtor naval de sua irmã malfadada.

Hansson disse que a construção e as dimensões do naufrágio pareciam “muito familiares” e acrescentou que esperavam que pudesse ser o navio irmão do Vasa.

Uma investigação mais detalhada das peças foi realizada na primavera de 2022, revelando detalhes que reforçaram ainda mais suas crenças ao combinarem com o Vasa. O museu disse que detalhes técnicos como medidas e madeira confirmaram que o navio era o Applet.

“Com o ‘Applet’, podemos adicionar outra peça-chave do quebra-cabeça no desenvolvimento da construção naval sueca”, disse Hansson.

Ele acrescentou que sua descoberta permitiu aos pesquisadores estudar as diferenças entre Applet e Vasa.

“A descoberta também é valiosa para aqueles que desejam descobrir um novo pedaço de história emocionante através do antigo navio”, disse Hansson. “O applet faz parte do nosso patrimônio cultural.”

Patrik Hoglund, outro arqueólogo, disse que sua descoberta ajudará a entender como “grandes navios de guerra evoluíram, do instável Vasa a gigantes em condições de navegar que poderiam controlar o Mar Báltico – um fator decisivo no surgimento da Suécia como uma grande potência nos anos 1600”.

O Vasa, que tinha 69 m (226 pés) de comprimento, afundou em sua viagem inaugural depois de navegar pouco mais de 1.000 jardas. Foi nomeado após o rei da Suécia Gustav Vasa e foi construído para se tornar um símbolo do poderio militar do país.

O Vasa foi recuperado em 1961 e está em exibição no Museu Vasa de Estocolmo.

O Applet foi encomendado pelo exército quando a marinha sueca se juntou à Guerra dos Trinta Anos, com 1.000 homens a bordo, disse o museu.

“A Applet foi afundada em Vaxholm em 1659 para se tornar parte de uma barreira submarina que impediria o inimigo de chegar a Estocolmo por mar”, disse o museu.

Fonte: Naufrágio do navio irmão do navio de guerra mais famoso do século XVII da Suécia descoberto por arqueólogos - G7 News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA