Descoberta da arqueologia: tesouro de naufrágio de £ 38 milhões descoberto no 'Jardim do Ouro'

 

ARQUEÓLOGOS desenterraram um dos tesouros mais lucrativos já encontrados em um naufrágio que havia definhado no fundo do oceano por 150 anos.

Por CHARLIE BRADLEY - 02/08/2020

No total, foram descobertos cerca de £ 38 milhões em barras de ouro, moedas e poeira - representando a recuperação do que foi descrito como o maior tesouro perdido na história dos Estados Unidos. As 3.100 moedas de ouro, 45 barras de ouro e mais de 36 quilogramas de pó de ouro recuperados dos destroços do navio a vapor SS Central America foram descobertos por Bob Evans. Ele foi o cientista-chefe da viagem e encontrou os destroços em 1988. Como as moedas e o ouro - que Evans limpou peça por peça - disseram em 2018: “Esta é uma nova temporada de descobertas.

“Agora estamos espiando por baixo da sujeira e da ferrugem que está nas moedas, removendo esses objetos e essas substâncias e vendo o tesouro como ele era em 1857.”

Dwight Manley, sócio-gerente do California Gold Marketing Group, elogiou o tesouro - dizendo que uma moeda sozinha poderia custar US $ 1 milhão (£ 764 milhões).

Ele disse: “Isso é algo sobre o qual em centenas de anos as pessoas ainda estarão falando, lendo, olhando para trás e coletando coisas.


"Não há outros navios que afundaram e não foram recuperados que rivalizem com este ou sejam semelhantes a este, então é realmente uma situação única na vida."

Evans estava a bordo da expedição liderada pelo Capitão Tommy Thompson no final da década de 1980, quando avistaram pela primeira vez o que chamaram de "Jardim do Ouro", mais de um quilômetro abaixo da superfície.

Evans disse: "Barras e moedas de ouro ... levemente cobertas com sedimentos. Isso é o que é fascinante em alguns aspectos. Você tem esse coral que é como crescer diretamente de um bloco de ouro."

Usando um veículo robótico que construíram em uma garagem, eles conseguiram cerca de £ 38 milhões ($ 50 milhões) em ouro.


Manley acrescentou: "Desta vez, há dezenas de moedas que são as melhores conhecidas.

"Eles são como pequenas cápsulas do tempo toda vez que você segura uma, quem a tinha antes, para que servia."

Uma descoberta semelhante foi feita no navio espanhol Nuestra Senora de las Mercedes, que naufragou em uma batalha ao largo do Cabo de Santa Maria em 1804, em Portugal.

Os pesquisadores encontraram 594.000 moedas de ouro e prata no valor de £ 308 milhões no site em 2007.

Ivan Negueruela, diretor do Museu Nacional de Arqueologia Subaquática da Espanha, disse: “Os achados têm um valor científico e histórico inestimável”.

Acredita-se que o navio tenha sido abatido antes que a Espanha aderisse às Guerras Napoleônicas contra a Grã-Bretanha. Quando o Tratado de Amiens de 1802 foi quebrado, a Grã-Bretanha declarou guerra à França em meio a uma paz incômoda com a Espanha.

(Traduzido do Google)

Fonte: https://www.express.co.uk/news/world/1317640/archaeology-news-staggering-discovery-shipwreck-treasure-38million-spt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!

Os verdadeiros barcos piratas

Louise, o navio pirata de Paranaguá