Fernando Pessanha lança livro dedicado à pirataria na foz do Guadiana


Por Sul Informação
18 de Abril de 2020

Livro identifica «os principais grupos de piratas, colocando em evidência a sua proveniência e os seus principais capitães»

“A pirataria na foz do Guadiana na primeira metade do séc. XVI” é o título do novo livro lançado pelo historiador algarvio Fernando Pessanha, três meses volvidos sobre o lançamento de “Rui Barreto: a capitania do alcaide-mor de Faro em Azamor (1513-1514)”.

Segundo o autor, técnico superior do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, a sua nova obra é «uma investigação que surgiu no seguimento de um convite feito pelo Ayumtamiento de Ayamonte para a realização de uma conferência nas XXIII Jornadas de Historia de la muy noble y leal ciudad de Ayamonte, em 21 de Novembro de 2018».


Originalmente publicada em Espanha, no volume XXIII do livro de atas daquelas jornadas de História, a investigação é agora lançada em formato de separata pela Editora Guadiana, de Vila Real de Santo António.

De acordo com o historiador, também investigador da Associação Ibérica de História Militar, este é o segundo de um conjunto de três trabalhos, que vem na continuidade de “Ataques da pirataria à foz do Guadiana e a acção de António Leite, alcaide-mor de Arenilha”, originalmente publicado nos XL Anais do Município de Faro e depois lançado como separata pela Editora Guadiana.

Desta vez, diz Fernando Pessanha, «o objetivo passou não somente por demonstrar a grande importância geo-estratégica do Guadiana no contexto expansionista português, mas fundamentalmente por identificar os principais grupos de piratas, colocando em evidência a sua proveniência e os seus principais capitães».


De resto, o terceiro trabalho desta série, desenvolvido a partir do convite feito pela Academia de Marinha para a realização da conferência que teve lugar na base de Lisboa, em 18 de Junho de 2019, apenas será lançado depois de publicado nas Memórias da Academia de Marinha.

Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2020/04/fernando-pessanha-lanca-livro-dedicado-a-pirataria-na-foz-do-guadiana/ (18/04/2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!