Pirataria: tripulantes desaparecidos do ‘MSC Talia F’ encontram-se «são e salvos»


MARÍTIMO
05 Maio, 2020

O navio ‘MSC Talia F’, que opera sob bandeira portuguesa, foi, em meados de Março, alvo de uma ataque de pirataria nas imediações do Gabão- ao que a Revista Cargo apurou, os novos desenvolvimentos do caso dão conta de um final feliz: os membros capturados encontram-se «são e salvos».

As boas notícias chegaram à redacção da nossa publicação através do relato de Nuno Mendão, Secretário-Geral da EISAP (European International Shipowners Association of Portugal): os sete tripulantes (de um total de 19) capturados no ataque de pirataria ao navio do armador MSC – a cerca de 50 milhas náuticas de Libreville – encontram-se «são e salvos no Hospital de Port de Harcourt, Nigéria, onde estão a ser avaliados quanto ao seu estado de saúde», adiantou Nuno Mendão, sendo esta a única «informação disponível».

Pirataria: ‘MSC Talia F’ não foi caso isolado
Recorde-se que este não é caso único: também o navio de bandeira portuguesa ‘Tommi Ritscher’ (também um navio porta-contentores) foi alvo, em meados de Abril, de uma acção de pirataria, nas águas do Benim. De acordo com a tutela portuguesa, 11 tripulantes encontram-se em segurança e 8 desaparecidos, presumindo-se que foram constituídos como reféns. «O Ministério do Mar encontra-se igualmente a acompanhar os desenvolvimentos desta acção de pirataria em coordenação com as demais entidades nacionais envolvidas», comentou recentemente Governo, notando que «o processo de resolução deste tipo de incidentes é na maioria das vezes pela via da negociação».

O navio possui 256 metros de comprimento e 38 metros de boca, pertencendo à empresa alemã Reederei MS Tommi Ritscher GmbH & Co. KG; regressava do Sri Lanka e Índia com carga para o Benim. Refira-se ainda que Portugal tem um navio de guerra a 800 quilómetros do local.

Fonte: https://revistacargo.pt/pirataria-tripulantes-desaparecidos-do-msc-talia-f-encontram-se-sao-e-salvos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!