Forças dos EUA resgatam mais seis iranianos em apuros no mar

Foto: AP
Em menos de uma semana, militares americanos fazem segundo resgate de iranianos; marinheiros navegavam na costa do Iraque.

iG São Paulo

Mais seis marinheiros iranianos foram resgatados por forças norte-americanas, dessa vez na costa do Iraque, informou o Pentágono nesta terça-feira, poucos dias depois do anúncio de que um navio militar dos Estados Unidos salvou 13 pescadores iranianos das mãos de piratas.

Marinheiro iraniano cumprimenta guarda da costa americana no Golfo Pérsico
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que uma lancha da Guarda Costeira comandou a operação de resgate cerca de 50 milhas a sudeste de Umm Qaser, no sudeste do Iraque, respondendo a um pedido de socorro dos marinheiros.

O capitão do navio informou que a sua sala de máquinas estava inundando e "não estavam em condições de navegar", segundo o Pentágono.

Não ficou claro como os seis marinheiros voltariam ao Irã, já que a embarcação parece avariada. EUA e Irã não mantêm relações diplomáticas e atravessam uma fase de tensão devido às suspeitas norte-americanas de que a República Islâmica quer desenvolver armas nucleares, algo que Teerã nega.

Na quinta-feira passada, o grupo naval do porta-aviões USS John C. Stennis, que havia sido alertado pelo Irã para não voltar à região do golfo Pérsico, salvou 13 pescadores que haviam passado mais de um mês em poder de piratas no mar da Arábia.
Os pescadores foram mandados para o Irã com alimentos e combustível, e usando bonés de beisebol com o nome da embarcação norte-americana que os resgatou.

Com AP e Reuters

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/forcas-dos-eua-resgatam-mais-seis-iranianos-em-apuros-no-mar/n1597564374938.html (10/01/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os verdadeiros barcos piratas

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA