Marinha dos EUA resgata tripulação iraniana sequestrada por piratas

Foto: AP
Foto divulgada pela Marinha americana mostra o destroies USS Kidd no Mar Arábico


Segundo comunicado, navio pesqueiro havia sido capturado por piratas no norte do Mar Arábico há cerca de 40 dias.

iG São Paulo

Forças da Marinha americana resgataram nesta quinta-feira um navio pesqueiro de bandeira iraniana que havia sido capturado por piratas no norte do Mar Arábico, informou nesta sexta-feira em comunicado a Quinta Frota dos Estados Unidos, divisão com base no Bahrein.

O destróier USS Kidd detectou uma embarcação suspeita junto ao navio pesqueiro iraniano Al Molai, que informou anteriormente que tinha sido sequestrado por piratas. Uma equipe do USS Kidd abordou o pesqueiro e prendeu sem resistência 15 piratas, que tinham tomado a embarcação e rendido a tripulação há cerca de 40 dias.

O barco iraniano estava sendo utilizado como embarcação-tanque para operações de piratas supostamente somalis no Golfo Pérsico, segundo o testemunho da tripulação, composta por 13 pessoas, informou o comunicado.

O fato ocorreu dias depois de tensões crescentes entre o Irã e os Estados Unidos, com Teerã lançando advertências aos americanos quanto à liberdade de navegação no Estreito de Ormuz.

O destróier americano "USS Kid" faz parte do porta-aviões John C. Stennis, que deixou o Golfo Pérsico no dia 29 de dezembro. Cinco dias depois, o chefe das forças armadas iranianas afirmou que a embarcação não poderia mais retornar.

Antes do resgate desta quinta-feira, outro barco iraniano, a motor, havia emitido um pedido de socorro ao suspeitar de um ataque de piratas. Um helicóptero de outro navio da Marinha dos Estados Unidos, que também estava embarcado no porta-aviões "Stennis", o "USS Mobile Bay", respondeu ao chamado, segundo o capitão John Kirby.

Mas os piratas lançaram objetos na água e "subiram no barco e não pudemos deter os piratas porque não havia provas", acrescentou Kirby.

Com EFE e AFP

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/marinha-dos-eua-resgata-tripulacao-iraniana-sequestrada-por-pira/n1597529538499.html (06/01/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!