Avanço da arqueologia: "Cemitério de naufrágios romanos" chama a atenção de caçadores de tesouros

ARQUEÓLOGOS descobriram um "cemitério de navios" no Mediterrâneo, lançando uma nova luz sobre os navios romanos que afundaram há quase 2.000 anos.

Por CHARLIE BRADLEY

13/09/2020

(Traduzido via Google do original em inglês)

Uma equipe de arqueólogos usou tecnologia de sonar para escanear o fundo do mar e se deparou com um "cemitério" de cinco naufrágios romanos antigos em estado intocado. A descoberta foi feita na pequena ilha italiana de Ventotene, onde cinco navios mercantes que datam do século I aC ao século V d.C. Eles foram encontrados a mais de 100 metros debaixo d'água e estão entre os destroços mais profundos descobertos no Mediterrâneo, afirmaram os pesquisadores.

Parte de um arquipélago situado a meio caminho entre Roma e Nápoles, na costa oeste da Itália, Ventotene historicamente serviu como um local de abrigo durante o mau tempo no mar Tirreno.

A descoberta foi feita em 2009 e deixou os pesquisadores surpresos.

Timmy Gambin, chefe de arqueologia do Aurora Trust na época, disse: "Os navios parecem ter se dirigido a um ancoradouro seguro, mas nunca chegaram a isso.

"Então, em uma área relativamente pequena, temos cinco naufrágios ... um cemitério de navios."

Gambin acrescentou que os destroços revelaram um padrão de comércio no império: no início, Roma exportava sua produção para suas províncias em expansão, mas gradualmente começou a importar delas mais e mais coisas que antes produzia.

Devido à sua profundidade, os navios foram deixados intocados por centenas de anos, no entanto, o Sr. Gambin alertou que a crescente popularidade do mergulho em águas profundas representa uma ameaça aos tesouros arqueológicos do Mediterrâneo.

Ele continuou: "Há uma corrida contra o tempo.

"Nos próximos 10 anos, haverá uma explosão no mergulho com mistura de gases e esses locais serão acessíveis aos caçadores de tesouro comuns."


As embarcações transportavam vinho da Itália e também molho de peixe da Espanha e do Norte da África.

Os pesquisadores também disseram que uma carga misteriosa da Itália foi transportada e poderia ter sido usada para fazer armas ou construir armamentos.

Leia o original em inglês no link:

https://www.express.co.uk/news/world/1334999/archaeology-news-graveyard-of-shipwrecks-treasure-hunters-spt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!