Mastro raro de um naufrágio antigo encontrado no norte de Israel

Mastro raro de um naufrágio antigo encontrado no norte de Israel - (crédito da foto: RONY LEVINSON)

Cada artefato gerou informações que podem ajudar a desvendar os mistérios desta época.

Por HANNAH BROWN – 23/09/2020

(traduzido via Google do original em inglês)

Um mastro encontrado em um naufrágio ao norte de Israel lança luz sobre a navegação e construção de navios durante o período da Antiguidade Tardia, de acordo com um artigo publicado no International Journal of Nautical Archaeology.

Maayan Cohen, candidato a doutorado no departamento de civilizações marítimas da Universidade de Haifa, e a Dra. Deborah Cvikel, pesquisadora do Instituto Leon Recanati de Estudos Marítimos e conferencista sênior do departamento de civilizações marítimas - ambos da Universidade de Haifa - são os autores do artigo, intitulado “Aparelhagem do naufrágio Ma'agan Mikhael B (séculos VII a VIII dC): novas descobertas”.

“Este cabeçalho é um achado único”, disse Cohen ao The Jerusalem Post . “Não consigo expressar o quão rara é esta descoberta.”

O mastro em questão é um mastro em forma de gancho solto com feixes que foi descoberto e recuperado durante a temporada de escavação subaquática de 2019 do naufrágio Ma'agan Michael B de meados do século VII a meados do século VIII dC.

É uma descoberta inovadora porque é a primeira vez no mundo da arqueologia subaquática que um mastro foi descoberto no contexto de um naufrágio, disse Cohen.

“Foi encontrado in situ, dentro dos destroços”, disse ela. “Não há dúvida de que é do naufrágio.” A descoberta deste masthead bem preservado tem implicações em muitos campos.

“Isso prova que a evidência iconográfica é confiável”, disse ela, já que as ilustrações do período mostram navios com mastros semelhantes e velas com cordame latente.

No jornal, Cohen e Cvikel também escrevem sobre restos de velas e cordas encontradas no naufrágio. Os artefatos descobertos no naufrágio foram preservados por quase 15 séculos porque estavam cobertos de areia, o que impediu a entrada de oxigênio e água do mar que os teriam destruído.

Remover a areia e libertar os artefatos do naufrágio era um trabalho delicado e demorado, e levou mais de três anos de mergulho para trazer os achados para que pudessem ser estudados.

O naufrágio está localizado próximo à costa do Kibutz Ma'agan Michael, onde duas correntes se encontram, o que cria condições desafiadoras para os mergulhadores.

Cada artefato gerou informações que podem ajudar a desvendar os mistérios desta época. Os pedaços das velas encontradas eram feitos de lã de ovelha de altíssima qualidade e as vigas de madeira encontradas estavam cobertas por esteiras, o que mostra que “alguém cuidou muito bem deste navio”.

Embora os pesquisadores ainda não possam dizer com certeza quem estava navegando no navio, eles aprenderam um pouco sobre o que os marinheiros faziam a bordo, com base no que encontraram.


Eles acreditam que era um navio que se dedicava ao comércio marítimo que tinha uma rota que percorria todo o Levante e provavelmente incluía Egito, Chipre e Israel.

Eles encontraram tijolos de argila que indicavam que a equipe estava cozinhando e também descobriram o que acreditam ser peças de jogo.

“Este naufrágio nos dá informações importantes sobre a vida diária a bordo de um navio na Antiguidade Tardia”, disse Cohen.

Também dá informações importantes sobre as técnicas de construção naval, que passaram por uma transição fundamental na segunda metade do primeiro milênio. Os navios foram construídos usando o que é chamado de construção em primeiro lugar, e a construção naval mudou para a construção baseada em estrutura. Este navio, que é baseado em estrutura, “mostra que a construção baseada em estrutura foi usada antes do que se pensava, e que essa transição também ocorreu em grandes navios que navegavam em águas abertas”, disse Cohen.

Os pesquisadores estão trabalhando para descobrir mais informações sobre este naufrágio, e Cohen disse que esperam criar um modelo 3D do navio que será compartilhado com o público.

“Temos muito mais trabalho a fazer”, disse ela.

Leia o original em inglês no link:

https://www.jpost.com/archaeology/rare-masthead-from-ancient-shipwreck-found-in-northern-israel-643272

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA