A Fragata NRP D. Franciso de Almeida presta apoio a navio que foi alvo de sequestro por piratas

Dover, de bandeira do Panamá, com a tripulação constituída por 24 pessoas, foi agora libertado, sete meses depois, após pagamento de um resgate.
O Comandante deste navio mercante em contacto com o N.R.P. D. Francisco de Almeida solicitou apoio alimentar e médico para o pessoal da sua tripulação, para garantir o seu trânsito desde a costa da Somália até ao porto de Salalah, no Sultanato de Oman.
Prontamente, a bordo do N.R.P. D. Francisco de Almeida foi elaborado o plano de apoio, que consistiu no fornecimento de alimentos e água para mais de 3 dias, através do Helicóptero orgânico, e o envio de uma equipa de socorristas através das embarcações semi-rígidas do navio para efectuar a verificação do estado de saúde das pessoas a bordo.
Prestado o apoio necessário e garantidas todas as condições de segurança para a navegação, o Comandante do navio mercante Dover endereçou os seus sinceros agradecimentos à Fragata Portuguesa e prosseguiu viagem até ao porto seguro de Salalah, prevendo-se um trajecto de dois a três dias.
A Fragata NRP D. Francisco de Almeida é comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Salvado de Figueiredo e possui uma guarnição de 185 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, e o destacamento do Helicóptero Lynx (Fenix) que embarcou para esta missão.
Integrada na Força Naval Permanente da NATO (SNMG1[1]), encontra-se desde 01 de Setembro, a patrulhar o mar junto á costa da Somália, na chamada Operação Ocean Shield. Esta Força Naval é comandada pelo Contra-almirante Gualtiero Mattesi, embarcado no navio italiano ITS Andrea Doria, e tem como principal objectivo proteger o tráfego marítimo que atravessa a costa da Somália, detendo e prevenindo actos de pirataria ou assaltos a navios naquela costa, incluindo, designadamente, o envolvimento de meios navais e de aeronaves de patrulhamento marítimo, garantindo a cooperação às Marinhas e Guardas Costeiras dos Estados Regionais.
[1] Standing NATO Maritime Group One
Fonte - EMGFA
Fonte: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=95904&mostra=2&seccao=moldura&titulo=A-Fragata-NRP-D.-Franciso-de-Almeida-pre (30/09/2011)
Comentários
Postar um comentário