A caça ao tesouro do naufrágio de Catarina, a Grande.

Um navio que transportava obras-primas holandesas para a imperatriz afundou no mar. Séculos depois, um caçador de destroços e sua equipe tentaram encontrá-lo.

Por: Mara Vorhees / Gerald Easter - 06/09/2020

(Traduzido via Google do original em inglês)

Em outubro de 1771, um navio mercante saindo de Amsterdã, o  Vrouw Maria, caiu na tempestuosa costa finlandesa, levando sua carga histórica para as profundezas do Mar Báltico. O navio estava entregando uma dúzia de pinturas de obras-primas holandesas para o colecionador mais voraz da Europa: Catarina, a Grande, Imperatriz da Rússia. O Vrouw Maria se tornou uma lenda marítima, confundindo aspirantes a salvadores por mais de duzentos anos. Em 1999, o ousado caçador de naufrágios finlandês Rauno Koivusaari saiu para encontrá-lo com sua equipe, a Associação Pro Vrouw Maria.

O solstício de verão é a época do ano em que os finlandeses entram em contato com seu pagão interior. Antes da invasão do Cristianismo, o solstício de verão era o feriado principal do norte do Báltico. Os festejos da noite branca envolviam piqueniques de batata na primavera, consumo de bebidas fermentadas e danças nuas (pelo menos dois desses rituais ainda são amplamente praticados). O solstício sinalizou a transição da semeadura da primavera para o crescimento do verão, e o interlúdio crítico para apaziguar os espíritos inconstantes da natureza, cujos poderes místicos e travessuras eram aumentados durante o sol da meia-noite. Grandes fogueiras foram acesas na véspera do solstício de verão para espantar os fantasmas da má maré, que poderiam estragar a colheita ou queimar um celeiro. Enquanto isso, as jovens donzelas colocavam delicadamente sob o travesseiro sete flores silvestres, colhidas em sete prados, na esperança de ver seu futuro companheiro revelado em um sonho. Ao longo da costa oeste da Finlândia e por todas as ilhas, os foliões ergueram mastros de membros longos, decorados com guirlandas de abetos, coroas de flores e bugigangas estridentes. Parecendo um mastro de navio revestido de jibóia, os mastros do arquipélago protegiam pescadores e marinheiros contra os malvados demônios aquáticos do Báltico.

Rauno escolheu o meio do verão como a data de lançamento da expedição do Pro Vrouw Maria. De seus muitos anos no arquipélago, ele observou que o mar estava estranhamente plácido durante a quinzena que se seguiu ao solstício de verão. Nas melhores circunstâncias, a equipe teria apenas duas semanas para localizar e examinar os destroços. Ele esperava evitar a maldição do mergulhador de mau tempo e águas agitadas.

Sábado, 26 de junho, cinco dias após o meio do verão, Teredo partiu de Helsinque para a Ilha de Jurmo, no extremo sul do Mar do Arquipélago. Uma multidão de amigos, repórteres e simpatizantes alinhava-se à beira-mar. Representando o Museu Marítimo da Finlândia estava a arqueóloga-chefe Sallamaria Tikkanen. A equipe da Associação Pro Vrouw Maria impressionou, vestindo uniformes imaculados de camisas cáqui de manga curta com colarinho e shorts azul marinho prensados, com o logotipo da Honda Marine estampado em seus bonés. A equipe experiente em mídia organizou uma entrevista coletiva, que atraiu os maiores jornais e redes de televisão estatais da Finlândia.

A imprensa apoiou a expedição. “Outra busca está em andamento pelo navio que naufragou carregando preciosas obras de arte. Nos últimos verões, diferentes grupos de mergulho têm procurado os destroços. Mas a equipe deste ano possui informações recém-descobertas sobre o local ”, comentou o principal diário Helsingen Sanomat. A mídia mostrou particular interesse no sistema de alta tecnologia de Teredo. “A tripulação está equipada com um sonar de varredura lateral de última geração, que tira 'fotos aéreas' do fundo do mar”, disse o jornal. “Equipamentos semelhantes são usados ​​pelas forças especiais da Marinha dos EUA.” Rauno explicou aos repórteres como funcionaria o processo de busca: “Todos os avistamentos que lembrem um naufrágio serão verificados por mergulhadores. Não é como se houvesse letras enormes no casco dizendo 'Vrouw Maria'. Identificar o naufrágio requer experiência. “A imprensa estava ansiosa para participar. A busca de Pro Vrouw Maria para encontrar o navio do tesouro perdido de Catarina, a Grande, foi a história de bem-estar perfeita para começar a temporada de férias de verão.

Foi uma despedida brilhante, mas por um momento inevitável. Enquanto posava para fotos, Rauno ouviu Sallamaria Tikkanen sem querer comentar com um repórter: “Lá vão os meninos, para brincar e se aventurar”. Uma tendência de acrimônia mútua emergiu brevemente. O normalmente reativo Rauno mordeu o lábio inferior e deixou o comentário vagar por uma brisa do Báltico. Sallamaria não foi ouvida novamente. A fanfarra terminou no meio da tarde e Teredo estava pronto para ir embora. Olhando pelo para-brisa da ponte elevada, Rauno pilotou o navio para fora do porto. Ganhando velocidade, a bandeira finlandesa bateu com o vento acima do convés principal. A busca estava em andamento.

Rauno estabeleceu um curso oeste-sudoeste, para a viagem de 130 milhas. O Teredo viajava parcialmente à noite, mas nunca na escuridão. À medida que a hora ficava mais tarde, o céu do meio do verão adquiria um azul esfumaçado e um amarelo esmaecido no alto. A primeira metade da viagem correu ao longo da costa sul da Finlândia, pontuada por duas penínsulas recortadas. Vinte milhas a oeste de Helsinque está Porkkala, cujo extremo sul fica a apenas vinte e duas milhas ao norte da Estônia. Dado seu valor estratégico, o Exército Vermelho Soviético se recusou a evacuar Porkkala por mais de uma década após a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, os Teredo chegaram à península de Hanko, onde a tripulação parou para reabastecer e dormir algumas horas. Ao sul, eles podiam ver o grande farol de Bengtskär, o farol mais alto da Escandinávia. Parado na entrada do Golfo da Finlândia, O holofote movido a gasolina de Bengtskär e a sirene de nevoeiro de vinte e dois pés alertaram os navios a até trinta quilômetros do perigo mortal nas águas próximas. Esse era o destino de Teredo, o Mar do Arquipélago.

Na segunda-feira, 28 de junho, às 4h, o Teredo chegou à Ilha de Jurmo. À ré, o sol estava nascendo, depois de espreitar logo abaixo do horizonte durante a noite. A ilha era uma charneca plana e esparsa, exceto por uma árvore solitária, curvada pelo vento. A tradição local diz que Jurmo já foi coberto por pinhais, como a maior parte do arquipélago, até que seus habitantes incorreram na ira do rei sueco com seus fogos de sinal falso e pilhagem de destroços. Em retribuição, o rei Gustav Vasa, no século 16, enviou suas tropas para incinerar as residências, fazendas e florestas da ilha. Diz-se que apenas alguns ilhéus e uma única árvore sobreviveram ao cálculo real. Jurmo acabou sendo reassentada, como uma vila de pescadores incestuosamente autossuficiente. Quando o Vrouw Maria naufragou nas rochas próximas, em 1771,  

Na manhã de segunda-feira, Rauno caminhou sobre a mesma encosta de granito erodida que o capitão Reynoud Lourens havia pousado mais de dois séculos antes. Um pouco além, a charneca da ilha era uma paleta de urzes, zimbro e arvore da altura do joelho. Em um penhasco com vista para o píer do lado esquerdo, um mastro recém-decorado de 12 metros no meio do verão tilintava com a brisa. A ilha parecia congelada no tempo.

"A ilha de Jurmo, a noroeste do local do naufrágio"

Mara Vorhees

A tripulação teve um início tranquilo na primeira manhã, com café, pão preto e salsicha, a mesma coisa que comeria em todas as refeições durante o resto da semana. À tarde, Rauno chamou a atenção de sua equipe. Com a prancheta na mão, Rauno latiu a lista e as tarefas atribuídas. Ele então falou sobre a rara oportunidade que a equipe teve de fazer história. Com base em seus cálculos, eles tiveram 90 por cento de chance de encontrar Vrouw Maria nos primeiros dois dias. Caso contrário, advertiu ele, eles teriam, no máximo, 10 por cento de chance depois disso. 

O capitão subiu para a ponte, enquanto a tripulação assumia seus papéis. Soltando uma trilha escura de gases de escapamento na brisa, o Teredo passou pelas ondas artificiais do porto. Mesmo agora, apenas Rauno e Petri sabiam seu destino. Rauno empurrou o acelerador e a traineira convertida avançou a quinze nós em direção às águas abertas do arquipélago externo. O mastro de Jurmo no meio do verão diminuiu no oeste acima da esteira espumosa. Meia hora depois, Teredo estava parando em um naufrágio.

Um naufrágio fantasmagórico, uma obra-prima perdida, uma czarina luxuriosa, a notícia da descoberta de Vrouw Maria mexeu com a imaginação no verão de 1999. Também gerou perguntas, a saber: Quem é o dono do tesouro no fundo do mar?

Além do caçador de naufrágios Rauno e do Museu Marítimo, representando o governo da Finlândia, havia outros requerentes de Vrouw Maria. Era um navio de propriedade de holandeses, a serviço dos mercadores holandeses. Será que os legatários corporativos atuais na Holanda se apresentarão para reivindicar? Além disso, na época do naufrágio de Vrouw Maria, não havia um Estado soberano da Finlândia. A Suécia era então senhor do Mar do Arquipélago. Que reclamação a Suécia pode fazer sobre o histórico naufrágio? Finalmente, havia a Rússia. Era indiscutível que o tesouro de Vrouw Maria pertencia à Imperatriz Catarina, a Grande, que pagou caro pela generosidade interna. A czarina fez todos os esforços possíveis para recuperar sua propriedade após a tragédia. O que os herdeiros de Catarina fariam agora que foi encontrado? Os finlandeses poderiam se defender desses desafios? E se...

Extraído de O tesouro perdido da czarina: Catarina, a Grande, uma obra-prima da Era de Ouro e um naufrágio lendário, de Gerald Easter e Mara Vorhees. Cortesia da Pegasus Books.

Leia o original em inglês no link:

https://www.thedailybeast.com/the-hunt-for-catherine-the-greats-shipwreck-treasure?ref=scroll

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