Mulheres Saqueadas e Swashbuckled Com o Melhor (e Pior) delas

O novo livro "Mulheres Piratas" revela as histórias das mulheres que navegaram para a história, desarmadas na mão.

POR SARAH DURN4 DE JANEIRO DE 2022

(Tradução livre via Google Tradutor, do original em inglês)

DESDE QUE HOUVE piratas à espreita nas ondas, houve mulheres entre suas fileiras temidas, detestadas e reverenciadas. Havia a Rainha Persa Artemisia I de Halicarnasso, que enfrentou os gregos em 480 A.C. Havia Jeanne de Clisson do século XIV, que caçava navios franceses depois que o rei francês executou seu marido. Havia a pirata americana Rachel Wall, que saqueou ao lado do marido no final do século XVIII.

Essas mulheres fizeram quase tudo que os piratas homens fizeram, desde lutar até limpar os baralhos. Às vezes, eles faziam melhor. O pirata mais bem sucedido de todos os tempos, homem ou mulher? China'sCheng I Sao. Ela acumulou uma frota pirata 60 vezes maior que a do infame Barba Negra e colocou o governo chinês de joelhos no início do século XIX.

O novo livro da escritora Laura Sook Duncombe, Pirate Women: The Princesses, Hookers and Privateers Who Ruled the Seven Seas, explora a vida dessas mulheres extraordinárias em um mundo em sua maioria povoado por homens. Atlas Obscura falou com Duncombe sobre por que tão pouco foi escrito sobre piratas mulheres, a dominação de Cheng I Sao, e o pirata que lutou com um bebê em seu quadril.

Como se interessou por piratas?

Sempre amei piratas. Eu era um grande fã da versão mary martin de Peter Pan quando eu era uma garotinha, e os piratas apenas parecia que eles estavam se divertindo melhor. Eu só queria ser como eles.

Mas sobre o ensino médio, percebi que nunca vi piratas parecidos comigo e me perguntei se havia piratas mulheres. Então eu comecei a fazer algumas leituras e eu encontrei Anne Bonny e Mary Read. Eles são o tipo de que todo mundo conhece.

Mas então eu continuei procurando, continuei lendo. Quando descobri sobre Cheng I Sao, que é um pirata chinês e o maior pirata que já viveu por qualquer padrão mensurável, fiquei tão zangado que as pessoas não sabiam sobre ela. Tive que escrever sobre ela. Escrevi uma coluna, e eventualmente isso se transformou em um livro.


O que as pessoas erram sobre mulheres piratas?

Na maioria das vezes, eles nem sabem que existem. E se eles acham que existem, eles se acham muito sexy e usando um bustier e tipo de swatting sobre em batom vermelho e saltos. Eles eram frequentemente cobertos por jornalistas homens de uma maneira assalariada. O fato de Anne Bonny e Mary Read estarem no mesmo navio, eles tinham que ter sido amantes lésbicas, certo? Isso não quer dizer que não estavam. Mas a primeira coisa que alguém pensa quando vê duas mulheres é como, "Oh, eles eram definitivamente sexy, lésbicas sexy."

Todos os registros que temos sobre piratas dizem que eles continuaram da maneira que os homens fizeram, nas roupas que os homens fizeram, não necessariamente que eles estavam se escondendo, mas eles estavam fazendo tudo o que os homens estavam fazendo. Eles estariam de calças e não de uma minissaia.

Em todos os lugares que os piratas estiveram, houve piratas também. E por isso precisamos abrir espaço para eles em nossa história porque eles sempre estiveram lá.

Você menciona na introdução do seu livro essa ideia de que o mar é muitas vezes personificado como feminino. Pode falar um pouco mais sobre isso?

Piratas são foras-da-lei e piratas são exploradores. São duas coisas que são tradicionalmente masculinas. Temos homens explorando território virgem. O mar é uma mulher selvagem lá para os homens conquistarem.

E quando há uma mulher envolvida, torna o mar menos saqueado. Você não pode falar sobre o mar como uma mulher, porque há uma mulher ao seu lado atirando em armas e armando o aparelhamento — às vezes como seu chefe. [O mar] não era apenas um lugar onde os homens eram homens, porque as mulheres estavam lá, também.

O mundo é construído por homens, para os homens. As mulheres têm que dar uma cotovelada para usar um mundo que não foi projetado para elas e [tornar-se parte de uma] história que não é registrada para elas. E isso vale o dobro, é claro, para mulheres de cor e mulheres em qualquer outra comunidade marginalizada.


Quem é sua pirata favorita?

Essa é uma pergunta tão difícil, mas eu acho que Cheng I Sao é meu pirata favorito porque ela é o impulso que começou este livro e começou minha vida nesta grande jornada.

Independentemente da minha conexão pessoal com ela, ela era, sem dúvida, a maior pirata que já viveu. Barba Negra, no auge de seu poder, tinha entre 12 e 20 naves.

Cheng I Sao tinha 1.200 navios. Ela pirateou mais tempo. Ela fez mais dinheiro. Ela se rendeu de sua própria vontade, conseguiu ficar com seu dinheiro, e viver o resto de seus dias em liberdade, em vez de ser [encurralada] e assassinada por um governo como o Barba Negra foi.

Realmente quando crianças se vestem como piratas para o Halloween, o padrão deve ser uma pirata chinesa. Garotas deveriam estar brincando de piratas e dizer aos irmãos: "Ok, eu acho que você pode ser um pirata, também." Eu acho que deveria haver, tipo, 15 filmes sobre [Cheng I Sao]. Temos quantos remakes do Homem-Aranha agora? E não temos tempo para fazer um filme sobre uma pirata chinesa que colocou a China de joelhos?


Por que o papel das piratas femininas não foi bem compreendido?

Só acho que essas mulheres precisam de campeões para suas histórias. E eu certamente estou sobre os ombros de gigantes, como Anne Chambers, que escreveu a biografia seminal de Grace O'Malley, e Dian Murray, que fez toda a pesquisa para Cheng I Sao. Ela é a razão pela qual alguém no mundo ocidental conhece Cheng I Sao.

Precisamos de pessoas fora da maioria contando histórias e contando suas próprias histórias porque temos uma visão tão estreita do que o mundo era. Isso não nos dá a liberdade de sonhar com um futuro mais rico, porque quando estamos olhando para o passado de uma forma tão estreita, só podemos imaginar que o futuro será mais do mesmo. E realmente, o passado era muito mais do que o que nos ensinam na escola, e assim o futuro pode ser muito mais, também.

Piratas existiam fora das normas sociais, e por isso há quase um elemento de — é claro, as mulheres eram piratas porque era um lugar para existir fora das restrições da sociedade.

Acho que é verdade. Era mais fácil para as mulheres se tornarem piratas do que para as mulheres se tornarem banqueiros ou médicos. Você já tem um certo desrespeito pela forma como as coisas são se você se tornar um fora-da-lei. Tripulações piratas foram racialmente integradas antes das marinhas. As equipes piratas foram religiosamente integradas. Eles eram muito mais tolerantes do que a sociedade em geral porque eles já estavam infringindo a lei apenas por existir.

A maioria das mulheres se tornaram piratas como um meio de sobrevivência. Se você pudesse fazer outra coisa, você não costuma se tornar um pirata. Mas eu acho que a sociedade sempre prescreveu tão estritamente o que as mulheres podem ou não ser.

E se suas escolhas são vender seu corpo como prostituta ou navegar pelo mar como um pirata, muitas dessas mulheres escolheram a pirataria, porque pelo menos estavam no controle de seus próprios corpos e foram capazes de ganhar a vida assim.

Pirataria também é um trabalho muito duro. Essas mulheres que se tornaram piratas foram levadas para esta vida, sem pensar: "Oh, isso será muito mais fácil do que tudo o que estou deixando para trás." Mas, em vez disso, "Oh, esta é uma maneira de controlar meu próprio destino."

Que lições aprendeu com mulheres piratas?

Acho que as mulheres sempre disseram: "Você não pode ter isso. Você não pode sonhar com isso. Você não pertence a este lugar. Eu certamente experimentei isso na minha vida de maneiras triviais e grandes. E eu acho que só de ver que essas mulheres estavam lidando com essa mesma velha bobagem e a maneira como eles superaram isso neste jeito fabuloso, elegante, poderoso, que muda a história, meio que me deu coragem para ficar com ela. Ser mulher e saber que sou descendente, de alguma forma indireta, desses gigantes me faz sentir corajosa.

Obviamente, eu não quero sair e roubar coisas das pessoas e esfaqueá-las com espadas. Não quero seguir a carreira deles, mas gostaria de herdar o chutzpah deles. Quero me apoiar na coragem deles.


Há algum exemplo específico que você está pensando?

Grace O'Malley supostamente deu à luz seu filho mais novo a bordo de um navio. E alguns dias depois, houve uma batalha. Ela estava abaixo do convés se recuperando do nascimento, e eles eram como, "Grace! Graça! Precisamos de você! Ela vem correndo pelas escadas, e ela está tão irritada que ela começa a se afastar e vira a maré da batalha.

Penso muito no equilíbrio entre trabalho e vida como mãe. Então a imagem de Grace com um bebê no quadril e uma espada na outra mão, realmente me faz sentir melhor sobre tudo. Eu acho que se eles podem fazê-lo, eu posso fazê-lo, também.

* Alguns estudiosos relatam que os piratas eram notórios por agredir e maltratar mulheres em terra, mas, diz Dumcombe, não há evidências conhecidas de que as mulheres piratas foram tratadas assim.

Fonte: Mulheres Saqueadas e Swashbuckled Com o Melhor (e Pior) delas - Atlas Obscura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!