Esqueça "andar na prancha". Retratos piratas - de Barba Negra ao Capitão Kidd - são mais fantasia do que fato.

 

Como achamos que famosos swashbucklers andavam, conversavam e se vestiam não vinham dos livros de história, então de onde vieram esses mitos piratas?

POR JAMIE L. H. GOODALL

03.05.2022

Diga "pirata", e as pessoas imaginam homens grisalhos com tapa-olhos, papagaios e mapas de tesouros. Eles imaginam bucaneiros forçando suas vítimas a andar na prancha, e gritando "Trema-me madeiras" enquanto eles hasteiam a bandeira jolly roger. Acontece que muitos desses estereótipos não são verdadeiros. Piratas existem há quase tanto tempo quanto as pessoas navegaram pelas águas do mundo, e, de fato, ainda existem. É como eles foram retratados que muitas vezes é enganoso. Então, de onde vieram essas interpretações erradas?

Moda pirata

Piratas são comumente retratados usando trajes coloridos. Ele pode ostentar como uma camisa de ajuste solto com uma bandana em torno de sua cabeça, um cachecol em torno de sua cintura, calças rasgadas, usando botas esfarrapadas, como o Capitão Jack Sparrow da série de filmes Piratas do Caribe. Ou ele pode parecer um pouco foppish, assim como Stede Bonnet, o "cavalheiro pirata" na série de 2022 Our Flag Means Death.

Infelizmente, esses olhares não são verdade. Grande parte dessa ostentação veio do artista americano Howard Pyle, que se inspirou em bandidos espanhóis do final do século XIX. Marinheiros do século XVIII, incluindo piratas, usavam coisas como calças soltas cortadas no joelho e blusas na altura da coxa.

Membros protéticos são outro traço pirata comum. É verdade que alguns piratas tinham uma perna de pau ou uma mão de gancho, embora provavelmente não fosse a norma. Na maioria das vezes, amputações no mar eram provavelmente uma sentença de morte. Enquanto os navios carregavam baús de remédios, e os cuidados médicos eram frequentemente dispensados por alguém da tripulação, a infecção e a perda de sangue poderiam levar à morte. Mesmo que um pirata sobrevivesse a uma amputação, sua habilidade de lutar seria limitada. Mas perder um membro não significava que não poderia continuar no navio, mas ele não poderia a pessoa pode servir a tripulação, por exemplo, como um cozinheiro.

Conversa pirata

Frases piratas comuns - como Arrrrr me mateys!" e "Arrepie-me madeiras!" — são comuns em filmes piratas e cultura pop. Mas não são coisas legítimas que um pirata teria dito. Robert Louis Stevenson imaginou alguns deles para seu romance de 1883 Treasure Island, publicado mais de 150 anos após a "era de ouro" da pirataria.

O tropo de falar como um pirata é principalmente um produto de Hollywood do século 20. Em particular, o ator britânico Robert Newton, que interpretou barba negra e Long John Silver. Seu retrato do capitão fictício na versão dos anos 1950 de Treasure Island usou um exagero de seu próprio sotaque do País Ocidental e definiria o som do sotaque de um pirata. Seu retrato também popularizou muitos dos ditados associados aos piratas de hoje. Na realidade, os piratas provavelmente falavam de uma maneira semelhante a todos os marinheiros da época.

Tesouro, enterrado ou não

O Capitão Kidd pode ter enterrado seu tesouro, mas essa foi uma rara exceção para a maioria dos piratas. Normalmente, eles gastavam seus ganhos ilícitos em mulheres e álcool em portos amigáveis aos piratas o mais rápido possível. Enterrar tesouros seria perigoso devido à mudança de areias e marés, então pode-se facilmente perder seu tesouro. E havia uma clara falta de confiança, sem saber se outros poderiam voltar para desenterrar o tesouro por conta própria.

Além disso, grande parte dos piratas de saque coletados não era na forma de prata ou ouro. Tal tesouro teria sido difícil de encontrar. O "saque" mais comum teria sido qualquer mercadoria ou mercadoria que pudessem colocar as mãos, incluindo madeira, peles, sedas, algodão, especiarias e suprimentos médicos. Eles também carregaram itens para realizar os reparos necessários em seus navios, incluindo cabo, aparelhamento e velas.

Códigos piratas

Há evidências de que muitas tripulações piratas adotaram um código de honra ou artigos de acordo, principalmente para manter a ordem a bordo do navio. Esses códigos tratavam de tudo, desde como dividir o saque, até o que aconteceu com os piratas se eles se machucassem no cumprimento do dever, até como o mau comportamento seria tratado, até como os prisioneiros seriam tratados. Alguns artigos piratas sobreviveram até hoje, incluindo o código do inglês George Lowther e sua tripulação, que, por exemplo, compensou uma pessoa que perdeu um membro durante uma escaramuça.

Se um pirata violou o código, é improvável que tenham sido obrigados a "andar na prancha". Existem pouca ou nenhuma evidência histórica para apoiar essa prática, que foi largamente retirada da ficção, incluindo a Ilha do Tesouro. Se as vítimas eram punidas de alguma forma, era tipicamente através de keelhauling. Keelhauling era sem dúvida um destino mais hediondo que envolvia um indivíduo sendo amarrado a uma corda e arrastado sob o navio. Vítimas de keelhauling ou morreram por sangramento devido a ferimentos infligidos por cracas no casco do navio ou por afogamento. Outras formas de punição variavam de ser jogado ao mar até ser chicoteado a ser abandonado em uma ilha deserta.

Navios piratas

A maioria dos piratas não navegava galeões espanhóis, ou mesmo as fragatas como o Pérola Negra do Capitão Jack Sparrow. Eles privilegiavam pequenos navios mais manobráveis, o que permitia uma fuga fácil de navios de guerra maiores que os perseguiam. Durante os séculos XVI e XVII, os sloops foram a escolha mais comum para piratas. Eles eram rápidos e tinham um rascunho raso, facilitando a fuga em águas rasas. As escunas eram outra favorita dos piratas. Semelhante aos sloops, as escunas eram rápidas, simples de manobrar, e podiam facilmente se esconder em estuários por causa de seu rascunho raso.

E, apesar do mito popular, a maioria dos piratas não pilotava o famoso Jolly Roger — um símbolo de crânio e ossos cruzados em uma bandeira preta. Alguns hastearam uma bandeira preta, o que significava que o pirata estava disposto a dar uma moeda, enquanto uma bandeira vermelha significava sangue e morte certa. A bandeira do Barba Negra mostrou um esqueleto segurando uma lança apontando para um coração sangrando. Tripulações piratas também frequentemente seguravam as bandeiras de várias nações diferentes para que pudessem levantar uma bandeira específica para sinalizar ser "amigável" a um navio que passava, apenas para levantar sua bandeira pirata uma vez que eles estavam perto o suficiente para atacar o referido navio.

Lutas piratas

Uma coisa que a maioria das representações da cultura pop de piratas acertou um pouco é que eles gostavam de armas versáteis. Cutlasses, espadas curtas com uma lâmina ligeiramente curvada, poderiam ser usadas para lutar efetivamente nas áreas confinadas de um navio e também poderiam ser usadas para açougueiro carne.

Piratas também gostavam de usar uma arma conhecida como blunderbuss. Tinha uma focinheira queimada distinta que pulverizava pequenas bolas de chumbo nas vítimas pretendidas. Canhões também eram comuns a bordo de navios piratas. Eles podem ser carregados com tiros de corrente (duas balas de canhão acorrentadas juntas), balas de uva (pequenas balas de canhão) ou balas de canhão básicas. Seus alvos muitas vezes não tinham chance.

Enquanto livros, filmes e cultura popular podem ter tomado liberdade com descrições de piratas através dos tempos, esses saqueadores aterrorizaram os mares por mais de 2.000 anos de uma forma ou de outra, saqueando vítimas e atingindo o medo em seus corações. Os piratas mais recentes trabalham nas costas da Somália e da Malásia, parecendo muito diferentes da "era de ouro" das representações da pirataria. Mas uma coisa permanece verdadeira: eles são tão intimidantes quanto.

Partes deste trabalho já apareceram em Piratas por Jamie L. H. Goodall. Copyright © 2021 National Geographic Partners, LLC.

Fonte: Esqueça "andar na prancha". Retratos piratas - de Barba Negra ao Capitão Kidd - são mais fantasia do que fato. | National Geographic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!