Avanço da arqueologia: tesouro de naufrágio 'tão valioso que não tem preço' encontrado em Israel

ARQUEÓLOGOS encontraram tesouros de 1000 anos em Israel, incluindo moedas de ouro que haviam sido deixadas perto de um local histórico.

Por CHARLIE BRADLEY

15/01/2021

(Traduzido via Google Tradutor do original em inglês)

Zvika Fayer estava mergulhando na antiga cidade portuária israelense de Cesaréia quando fez a descoberta na praia próxima. Originalmente pensando que os objetos brilhantes eram doces baratos, ele percebeu mais tarde que havia tropeçado em moedas de ouro. Ele disse após a descoberta: "Fiquei surpreso quando vi que os dois lados do metal eram de ouro." A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) disse que 2.000 peças datadas de mais de 1.000 anos foram vistas no fundo do mar por membros de um clube de mergulho.

Eles acrescentaram que a descoberta foi "tão valiosa que não tem preço".

Texto árabe foi encontrado em ambos os lados das moedas, que se pensava serem de um naufrágio.

Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel acrescentou: "Provavelmente há um naufrágio de um barco oficial do tesouro que estava a caminho do governo central do Egito com impostos que haviam sido coletados.

"Talvez o tesouro de moedas fosse destinado a pagar os salários da guarnição militar fatímida que estava estacionada em Cesaréia e protegia a cidade."

No entanto, ele observou outra teoria de que o tesouro pertencia a um grande navio mercante que negociava com as cidades costeiras e o porto no Mar Mediterrâneo.

O Sr. Fayer explicou que retirou as moedas de perto do mar, pois uma tempestade poderia tê-las perdido para sempre.

Ele disse: “Nós tomamos um banho frio (proverbial). Eles (o IAA) gritavam conosco, perguntando por que tínhamos tirado as moedas do mar. Explicamos sobre as condições ... estava chegando outra tempestade, com ondas de 10 metros de altura.

"Dissemos a eles que, se não tirássemos as moedas do oceano naquele momento, talvez nunca mais as encontrássemos."

Trabalhando com o IAA, o Sr. Fayer e seus amigos voltaram para o fundo do mar e ajudaram a recuperar mais moedas. Dias depois, eles voltaram e recuperaram centenas de outros.

As moedas eram de ouro de 24 quilates e 95 por cento de pureza.

Os primeiros edifícios em Cesaréia foram erguidos no século 4 aC para estabelecer um entreposto comercial fenício e grego.

Então, algum tempo depois de 96 AC, a cidade ficou sob o domínio da rainha egípcia Cleópatra.

Sharvit acrescentou que a descoberta da moeda lançou uma nova luz sobre a história da Cesaréia.

Ele disse: “Antes de encontrar as moedas, não tínhamos ideia de que a comunidade em Cesaréia naquela época era tão grande ou rica.

“Portanto, mudou o que acreditávamos naquela época.

“Aquelas moedas eram muito dinheiro para as pessoas que moravam lá”.

O Sr. Fayer também falou sobre a história da região, dizendo à BBC Travel em 2015: "Quando você vê algo tão antigo, pode sentir que está lhe contando uma história do que costumava estar lá antes.

"Isso é especialmente verdadeiro quando você o encontra no fundo do mar.

"Na maioria das vezes, ninguém tocava nessas coisas desde que foram perdidas há 1.000, 1.500 ou 2.000 anos - desde quando foram jogadas no mar até que você as encontrou. Essa é a parte que é emocionante para mim."

Fonte: https://www.express.co.uk/news/world/1384582/archaeology-news-shipwreck-treasure-valuable-israel-spt

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!