Mergulhadores descobrem baús perto do naufrágio nazista que podem conter tesouros saqueados

Por Richard Wood • Jornalista Sênior

11 de dezembro de 2020

Mergulhadores na esperança de encontrar os famosos tesouros da Sala Âmbar - pilhados pelos nazistas da Rússia na Segunda Guerra Mundial - descobriram baús perto dos destroços de um navio alemão.

Em setembro, a equipe de mergulho encontrou os destroços do navio Karlsruh e na costa da Polônia, depois que ele afundou 90 metros abaixo do Mar Báltico em 1945 - possivelmente com os tesouros saqueados a bordo.

Uma pesquisa de sonar da área ao redor do naufrágio na segunda-feira revelou que havia baús e outros objetos.

grupo de mergulho Baltictech disse que as características de proteção de alguns dos baús sugerem que eles podem conter conteúdos valiosos.

"Alguns dos baús estavam abertos. Aquele com gaxetas de borracha especiais dá esperança de que possam ser objetos valiosos - talvez pinturas?"

Um robô subaquático implantado durante a pesquisa não foi capaz de identificar o conteúdo dos outros baús.

A Sala Âmbar - decorada com âmbar e ouro - fazia parte de um palácio czarista em São Petersburgo, mas foi desmontada pelo exército alemão invasor após a invasão da Rússia em 1941.

Foi visto pela última vez em 1945, durante os meses finais da Segunda Guerra Mundial, em uma cidade portuária do Báltico controlada pelos nazistas.

Os tesouros da Sala Âmbar estão avaliados em pelo menos A $ 400 milhões.

Karlsruh e deixou Koenigsberg - que hoje é o enclave russo de Kaliningrado - em abril de 1945, antes de ser afundado por aviões de guerra soviéticos, com a perda de 979 vidas.

O mergulhador Tomasz Stachura disse no início deste ano que o naufrágio continha uma variedade de cargas.

"Está praticamente intacto. Em seus porões, descobrimos veículos militares, porcelanas e muitos engradados com conteúdo ainda desconhecido."

Karlsruhe participava da evacuação por mar na história de mais de um milhão de soldados alemães e civis da Prússia Oriental no final da Segunda Guerra Mundial.

O Amber Room foi construído na Prússia e, em seguida, dado à família real russa em 1716 como um presente.

Após a Segunda Guerra Mundial, especialistas russos construíram uma réplica dentro do Palácio de Catarina em São Petersburgo.

A Baltictech disse que planeja retornar ao local do naufrágio na próxima primavera do norte.

Fonte: https://www.9news.com.au/world/amber-room-search-divers-find-nazi-sunken-chests/4b653c77-50aa-4cbb-9c47-3807dff40b2b

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os verdadeiros barcos piratas

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA