O mistério do navio naufragado "Butter Boat" desvendado 250 anos depois de naufragar na costa irlandesa

O Serviço de Monumentos Nacionais coletou as madeiras do naufrágio e conduziu uma análise dendrocronológica detalhada do 'Barco da Manteiga'.

Escrito por Zaini Majeed

O mistério de um naufrágio do grande navio conhecido como “Butter Boat” que misteriosamente afundou na costa da Irlanda, matando pelo menos 20, foi resolvido após quase 250 anos. O ponto de referência do condado irlandês de Sligo e as atrações turísticas populares estão curiosos sobre o navio naufragado que se tornou parte da lendária Armada Espanhola no século XVI. De acordo com os pesquisadores do National Monuments Service da Irlanda, na semana passada, devido à maré baixa no oceano, os restos de madeira de um conhecido naufrágio emergiram em Streedagh Strand.

Os cientistas do Serviço de Monumentos Nacionais coletaram as madeiras do naufrágio sob licença do Museu Nacional da Irlanda e conduziram uma análise dendrocronológica detalhada. Foi descoberto que o navio naufragado partiu de Whitby. Os pesquisadores identificaram que era 'Greyhound', um navio comercial costeiro que operava no North Yorkshire.

De acordo com um comunicado do NMS, os pesquisadores investigaram os relatos históricos do século 18 sobre as madeiras de carvalho obtidas pelo NMS. A análise científica foi realizada pelo dendrocronologista Dr. Aoife Daly, baseado na Dinamarca, que descobriu que, a partir das sequências de datação da madeira, o navio foi construído em algum momento após o ano de 1712.

A madeira foi terceirizada do interior da Inglaterra, e a data 'dendro' do século XVIII descartou as associações anteriores com a Armada Espanhola do século XVI. Depois de revisar os dados do Freeman's Journal, os pesquisadores do NMS propuseram que o 'Butter Boat' era um navio de propriedade da Sra. Allely que foi construído no ano de 1747 e foi usado para o comércio enquanto viajava entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. 

O Ministro de Estado do Patrimônio da Irlanda, Malcolm Noonan TD, disse: "Estou orgulhoso de que, por meio de investigação arqueológica, análise científica e pesquisa de arquivos históricos, nosso Serviço de Monumentos Nacionais foi capaz de finalmente confirmar que o naufrágio é do Greyhound, tão tragicamente perdido 12 de dezembro de 1770. ”

Afundou devido a 'vitórias desfavoráveis'

“Em dezembro de 1770, sob o comando do capitão Douthard, o navio de 23 anos foi forçado a se refugiar de uma tempestade de inverno na baía de Broadhaven, Co. Mayo”, revelaram os pesquisadores. “Ventos desfavoráveis, no entanto, impediram o Greyhound de entrar na segurança do porto protegido e o Greyhound teve que ancorar sob os penhascos altos de Erris Head”, acrescentaram eles em um comunicado online. O navio colidiu contra os mesmos penhascos que naufragaram o navio chamado Rain, no trajeto de Nova York a Galway. Enquanto o capitão Douthard do navio e sua tripulação se refugiavam na baía de Broadhaven, um grumete foi deixado para trás. 

Enquanto isso, o NMS citou a Coleção de Manuscritos das Escolas da Comissão de Folclore Irlandês, arquivada na University College Dublin para fornecer mais detalhes importantes sobre o navio misterioso. Ele mencionou o relato da embarcação entregue por um local de Streedagh, um Michael MacGowan de 75 anos, no ano de 1937. MacGowan descreveu a embarcação como um “barco turístico”, conduzido em terra em Streedagh Point cerca de 200 anos atrás. “Todos os membros da tripulação, exceto um, tentaram escalar com segurança as rochas em Streedagh Point, mas se afogaram depois de cair em um recesso profundo entre as rochas”, narrou

Fonte: https://www.republicworld.com/entertainment-news/whats-viral/butter-boat-shipwrecks-mystery-unravelled-250-years-after-it-capsized-off-irish-coast.html

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!