Pesquisas revelam que navio que naufragou em Ingleses era pirata

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Por Emanuel Soares
23/03/2020

Ingleses ganhou esse nome por causa do naufrágio de um navio no século 17, na baía do bairro. Entretanto, pesquisadores que levantaram a origem do navio revela que ela era espanhola. O navio ‘Nuestra Señora de Aránzazu’ teria sido roubado no Peru pelo pirata inglês Thomas Frins. Ele pertencia a uma frota pirata que era formada por mais de 900 homens que faziam diversos ataques em diversos pontos do planeta. A maioria eram ingleses e franceses. Ao aportarem na região, foram capturados pelo bandeirante Francisco Dias Velho, fundador da vila de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis).

Pesquisadores afirmam que a embarcação liderada pelo pirata Frins tinha uma carga de prata. Ele tentou desembarcar a carga na região, mas foram surpreendidos pelo bandeirante e todos os piratas foram presos. A história é similar a dos filmes e histórias, onde um pirata tenta enterrar um tesouro numa ilha. Toda a carga foi enviada para Santos, em São Paulo.

Thomas Frins parou em Florianópolis depois de se perder da frota pirata, a que pertencia, e ser perseguido pelos espanhóis. Foi então que o pirata teria tentado voltar à Inglaterra pelo Atlântico. Uma das linhas apontadas pelos pesquisadores é que Frins teria aportado em Desterro durante uma tempestade. Nesse período, ele tentou desembarcar a carga roubada pelos piratas. O navio acabou afundando.

Um ano depois da prisão, outro navio pirata aportou na Ilha, onde hoje está a Beira Mar Norte. Alguns historiadores dizem que esse outro navio veio em busca de vingança. Dias Velho e seus homens atacaram a embarcação que fugiu para o mar. Porém, durante a madrugada, ela voltou e rendeu a população do povoado. O bandeirante foi morto com um tiro na cabeça dentro da capela de Nossa Senhora do Desterro.

Morto, Dias Velho foi sepultado ao lado da capela que construiu. Não durou muito e a grande maioria deixou o povoado voltando para São Vicente ou foram com o filho de Dias Velho, José Pires Monteiro, para Laguna.

Scunas piratas e museu
Hoje, o tempo da guerra pirata em Florianópolis é lembrada com as embarcações que saem de Canasvieiras e animam turistas que fazem os passeios pela região. Além disso, pesquisadores encontraram vestígios do que teria sido a embarcação de Frins que naufragou em Ingleses. As peças foram colocadas em um museu no canto Sul dos Ingleses.

Fonte: https://jornalconexao.com.br/2020/03/23/floripa347-pesquisas-revelam-que-navio-que-naufragou-em-ingleses-era-pirata/ (23/03/2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!

Louise, o navio pirata de Paranaguá

Os verdadeiros barcos piratas