Drones e helicópteros para policiar águas infestadas de piratas ao largo da Nigéria

Por: LUIZ PADILHA - 23/02/2021

A Nigéria gastará US $ 195 milhões por aviões, barcos e automóveis nos três meses seguintes para fortalecer a segurança no Golfo da Guiné infestado de piratas, afirmou o Ministro dos Transportes, Rotimi Amaechi.

A implantação ajudará a reduzir a dependência dos armadores de empresas de segurança privada para protegê-los dentro do mar ao largo da costa da Nigéria, afirmou Amaechi em uma entrevista em Abuja, capital da Nigéria. A costa da Nigéria é provavelmente a mais perigosa do planeta para os marinheiros, sendo responsável por quase todos os sequestros de tripulantes por piratas recentemente, em resposta ao Bureau Marítimo Mundial.

“Podemos ter embarcações suficientes posicionadas no mar, vigiando em tempo integral”, afirmou Amaechi. “Você poderia ter um avião vigiando o mar, drones e todos eles teriam a capacidade de responder.”

O Deep Blue Undertaking, é uma iniciativa compreendida e coordenada por uma empresa de autoridades sob a supervisão de Amaechi. A propriedade sendo implantada incorpora duas embarcações de missão particulares, dois aviões, dois helicópteros, 4 drones, 16 automóveis blindados e 17 barcos interceptores rápidos.

A Blue Octagon, uma empresa de segurança marítima sediada em Herzliya, Israel, foi responsável pela aquisição do equipamento, que pode ser operado pelas forças de segurança.

As capacidades elevadas do estado implicam que os navios que apoiam o comércio de óleo essencial da Nigéria, ou importando e exportando itens, deveriam ter muito menos necessidades para os cerca de 200 embarcações de escolta de propriedade privada tripuladas por pessoal naval armado que avaliam US $ 8.000 a $ 10.000 por dia, afirmou Amaechi.

As águas nigerianas estão no coração do Golfo da Guiné, uma extensão ilimitada do Oceano Atlântico que se estende do Senegal a Angola que é o suprimento de uma ansiedade cada vez maior para os armadores, operadores e suas tripulações. Nos últimos 12 meses, a área foi responsável por 95% dos 135 marítimos apreendidos em todo o mundo em 22 incidentes separados, em resposta ao IMB. Às vezes, reféns são escondidos na área do delta do Níger ao sul da Nigéria, uma densa comunidade de riachos e pântanos, enquanto resgates são negociados.

O presidente Muhammadu Buhari no mês passado encerrou uma associação em vigor desde 2014, em que uma empresa de segurança privada da área, Ocean Marine Options Ltd., fornecia barcos que permitiam à marinha patrulhar um chamado Safe Anchorage Space ou SAA, nas abordagens de Lagos, a maior metrópole e centro industrial da Nigéria.

Amaechi havia tentado por vários anos terminar o relacionamento do estado com a OMS, argumentando que as taxas da agência por navio de $ 2.500 para o dia primário e $ 1.500 para o dia subsequente impunham preços exorbitantes aos remetentes. A Marinha agora pode proteger sozinha as águas em torno dos dois grandes portos industriais de Lagos, com dois barcos fornecidos pelo governo federal, afirmou.

Os apoiadores da OMS dizem que as taxas corporativas eram acessíveis e permitiam que a SAA operasse de forma eficiente e gratuita para o governo federal. A sua presença foi responsável por “dar o xeque na carga excessiva de assaltos aos navios prontos para atracar nos portos de Lagos”, em resposta a um relatório impresso pelo Senado da Nigéria em novembro de 2019.

Nota do Editor: O problema da pirataria no Golfo da Guiné não se restringe apenas a costa da Nigéria, porém, o maior número de casos ocorre em suas águas. Comenta-se fortemente, que ainda neste ano a ONU pretende criar uma Força Tarefa Marítima para atuar na região e combater a pirataria. Caso seja criada, o Brasil, através da Marinha do Brasil, é forte candidato para comandá-la, já que a região faz parte de nosso entorno estratégico.

Fonte: https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/drones-e-helicopteros-para-policiar-aguas-infestadas-de-piratas-ao-largo-da-nigeria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!