Esqueletos de piratas de naufrágio de 1717 são descobertos nos EUA

Restos mortais pertencem a tripulantes do navio que era comandado por Samuel Bellamy, um dos capitães mais famosos da Era de Ouro da Pirataria

Redação Galileu, 13/02/2021

Os esqueletos de pelo menos seis piratas foram encontrados durante operações de arqueólogos em Cabo Cod, no estado americano de Massachusetts. Os restos mortais pertencem a tripulantes do Whydah, navio que naufragou durante uma tempestade em 1717.

Os pesquisadores acharam os ossos dentro de massas duras de areia e pedras. Eles esperam que mais estudos possam ajudá-los a identificar os piratas e, assim, chegar a possíveis descendentes deles – mas esse processo pode demorar anos.

Os destroços do Whydah foram descobertos pela equipe do explorador Barry Clifford em 1984. O navio pertencia ao capitão Samuel Bellamy, que também era conhecido como Black Sam.

“Este naufrágio é um solo muito sagrado”, explicou Clifford em um comunicado à imprensa. “Sabemos que um terço da tripulação era de origem africana, e o fato de terem roubado o Whydah, que transportava escravos, os apresenta sob uma luz totalmente nova. O capitão benevolente, o lendário Samuel Bellamy, e a tripulação dele faziam experiências com a democracia muito antes das chamadas 'sociedades civilizadas' sequer considerarem algo do tipo.”

A Sociedade Histórica da Nova Inglaterra reiterou a declaração de Clifford, e apontou que Bellamy se considerava como o "Robin Hood do Mar". "Ele tratava [seus homens] com igualdade e os deixava darem seus votos a respeito de decisões importantes", apontou o grupo.

Segundo o Ancient Origins, ao longo de sua vida, o capitão capturou 53 navios e acumulou uma fortuna hoje estimada em US$ 130 milhões. Historiadores o apontam como uma das principais figuras da Era de Ouro da Pirataria, que ocorreu entre 1650 e 1730.

Arqueólogos já encontraram diversos artefatos do Whydah nas últimas décadas, como moedas de ouro e de prata, talheres, botões, uma pistola e um cinto. Muitos desses objetos estão em exposição no Museu Pirata de Whydah em Yarmouth, em Massachusetts.

"Quando o navio naufragou, ele atingiu um banco de areia em uma tempestade muito turbulenta em 1717. O navio virou de cabeça para baixo e tudo que estava nele caiu na areia", contou Clifford ao canal de televisão americano CBS Boston. "É como colocar uma moeda em um banco de neve no inverno. Aonde ela vai parar no verão?

Na calçada. O mesmo acontece com a areia no fundo deste cabo."

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2021/02/esqueletos-de-piratas-de-naufragio-do-seculo-18-sao-descobertos-nos-eua.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!