Caça arqueológica a um naufrágio com tesouros no valor de £ 1 bilhão perto da Cornualha

Os ARQUEÓLOGOS continuam esperançosos de que um navio naufragado - considerado um tesouro que vale mais de £ 1 bilhão - possa estar no fundo do mar próximo à Cornualha.

Por CALLUM HOARE

10/03/2021

(Traduzido via Google Tradutor do original em inglês)

O Merchant Royal, apelidado de "El Dorado dos mares", foi um navio que naufragou em algum lugar nas águas agitadas de Land's End no século XVII. A bordo estavam pelo menos 100.000 libras de ouro, 400 barras de prata mexicana e quase 500.000 moedas - que hoje valem mais de £ 1 bilhão - o que significa que sua descoberta seria um dos destroços mais valiosos de todos os tempos. Capitaneada por John Limbrey, a embarcação teve a tarefa de transportar os saques coloniais da Espanha para Antuérpia, na Bélgica, antes de retornar a Londres. 

Mas durante a viagem, o navio sofreu um vazamento devastador - que o enviou, o tesouro e 18 tripulantes para o fundo do mar.

A valiosa carga, que se acredita ter valido um terço dos fundos públicos da Inglaterra na época, permanece em algum lugar do Oceano Atlântico.

Todas as tentativas de encontrar o navio foram infrutíferas até que uma enorme âncora foi arrastada na Cornualha pelo navio pesqueiro Spirited Lady.

Os especialistas acreditam que a âncora é compatível com a usada no Merchant Royal.

Mark Milburn, o cofundador da Cornwall Maritime Archaeology, disse na época: 'É uma âncora de haste longa com padrão almirantado, o tipo certo para o Merchant Royal.

“Pelo que vi, é o mesmo desenho que os usados ​​no século 17 e não há estoque - uma marca gravada em uma âncora.

"Se tivesse um estoque, então não seria do Merchant Royal, porque eles não o tinham até cem anos depois de ter afundado."

A descoberta teria inspirado arqueólogos amadores a reacender as pesquisas por “El Dorado”, mas Milburn alertou que as águas onde o navio afundou são notoriamente traiçoeiras.

Ele acrescentou em 2019: “O local onde foi encontrado tem cerca de 300 pés de profundidade - há muito poucas pessoas qualificadas para mergulhar tão fundo.  

“É um mergulho sério. É necessário muito do equipamento certo e a maioria dos mergulhadores sabe disso.

“Você precisa ser um mergulhador experiente e não há nem um por cento de mergulhadores que possam fazer isso.”

O Merchant Royal passou dois anos negociando com colônias espanholas nas Índias Ocidentais de 1637 a 1640. 

A Inglaterra estava em paz com a Espanha nessa época.

O Merchant Royal e seu navio-irmão, o Dover Merchant, fizeram uma escala em Cádiz a caminho de Londres. 

Mas quando um navio espanhol em Cádiz, ao mesmo tempo, pegou fogo pouco antes de carregar o tesouro para converter em pagamento para os 30.000 soldados espanhóis em Flandres na época.

O capitão Limbrey viu sua chance de ganhar um pouco mais de dinheiro para seus proprietários e se ofereceu para transportar a valiosa carga para Antuérpia no caminho de casa.

Mas o navio sofreu uma catástrofe quando começou a vazar e suas bombas quebraram.

O navio afundou perto de Land's End em 23 de setembro de 1641.

O capitão Limbrey e 40 de sua tripulação fugiram em barcos e foram apanhados pelo Dover Merchant, mas especialistas dizem que é improvável que o tesouro tenha sido levado com eles.

Fonte: https://www.express.co.uk/news/uk/1408173/archaeology-news-shipwreck-cornwall-merchant-royal-lands-end-atlantic-ocean-anchor-spt 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA