Nadem juntos ou afundem sozinhos: Estados africanos unem-se para enfrentar a ameaça dos piratas

 

Por Shola Lawal  correspondente especial

LAGOS, NIGÉRIA – 29/03/2021

Os densos manguezais da região do Delta do Níger na Nigéria são conhecidos por sua rica flora e fauna, bem como vastas reservas de petróleo bruto.

Nos últimos anos, porém, a região ganhou uma reputação mais sombria, destacada pelo bloqueio do canal de Suez, que forçou mais navios de carga a navegar ao longo da costa da África Ocidental. Gangues armadas fizeram da complexa rede de riachos seu lar, esperando para atacar os navios que navegam pelas águas da África Ocidental.

Cerca de 2.500 navios passam pelo Golfo da Guiné todos os dias, transportando produtos petrolíferos ou outras cargas. A área é uma importante rota para o comércio global.

Também é o mais perigoso.

Enquanto a pirataria marítima está diminuindo globalmente, os ataques estão aumentando no golfo, cujas águas lavam as costas de mais de uma dúzia de países, do Senegal a Angola. Dos 195 ataques ocorridos em alto mar no mundo no ano passado, 82 foram registrados aqui, de acordo com o International Maritime Bureau (IMB), incluindo quase todos os sequestros de tripulantes. No mês passado, 15 marinheiros turcos foram libertados, após serem capturados em janeiro. Um engenheiro morreu.

Entre 2015 e 2017, as economias da África Ocidental perderam US $ 2,3 bilhões para o crime em alto mar, de acordo com as Nações Unidas. Além do valor dos bens roubados, a pirataria custa aos países pessoal de segurança, equipamento e seguro.

Combater os problemas no mar é muito desafiador, dizem os analistas, em parte por causa dos problemas terrestres da região.

Em alguns países, como a Nigéria, os esforços de combate à pirataria são ofuscados por conflitos internos, bem como pela pobreza que ajuda a impulsionar a pirataria em primeiro lugar.

“Muitos países do Golfo da Guiné sofrem vulnerabilidades [por causa] de suas capacidades [limitadas]”, disse Kamal-Deen Ali, diretor do Centro de Direito Marítimo e Segurança da África. “É ainda mais difícil policiar em águas do que em terra - uma vez que os criminosos entram na água, eles têm a oportunidade de seguir em qualquer direção”.

A coordenação internacional é fundamental - mas preocupante em uma região onde as intervenções ocidentais são frequentemente percebidas como exageradas.

Alto mar, alto crime

Para os observadores do mar, os métodos são familiares. Um navio navega perto demais da costa, e homens fortemente armados em lanchas o encurralam. A tripulação pode chegar à cidadela do navio - uma sala fortificada - mas uma vez que os piratas estejam no controle do navio, eles podem esperar que o armador pague um resgate pelo navio e sua tripulação.

Os atacantes vêm principalmente do agitado Delta do Níger na Nigéria, o local mais quente do golfo, onde muitos se sentem explorados pelo governo e pelas empresas de petróleo. Os piratas de hoje surgiram na esteira de uma revolta militante em meados dos anos 2000, quando jovens pegaram em armas contra forasteiros que eles acusaram de saquear recursos e degradar o meio ambiente, deixando o delta atingido pela pobreza.

O segundo capitão Boris Oyebanji deu uma boa olhada em alguns em maio de 2019. Piratas atacaram seu rebocador nas águas da Guiné Equatorial e o capturaram. As forças da Guiné Equatorial e da Espanha responderam ao seu pedido de socorro e os piratas fugiram. Mas a provação de Oyebanji não terminou aí. A marinha da Guiné Equatorial o prendeu por duas semanas até se convencer de que ele próprio não era um pirata.

Todo o episódio foi tão assustador que ele pensou em desistir do mar.

“Não voltei [à área] desde então”, disse Oyebanji, que agora trabalha no Golfo Pérsico. “Velejar por conta própria é arriscado, e temer por minha vida todos os dias que estou offshore não é algo que eu queira fazer”.

Seu navio foi escoltado pela marinha nigeriana até as águas da Guiné Equatorial - uma das várias precauções de rotina que os armadores tomam. Outros incluem manequins humanos montados em vasos como espantalhos e fios de aço pontiagudos enrolados firmemente em torno do convés. Alguns navios ficam a centenas de quilômetros da costa da Nigéria, onde não podem ser facilmente alcançados pelas lanchas à espreita, mas mais ataques estão sendo registrados no mar.

As comunidades costeiras dizem que também sofrem. Os aldeões às vezes são pegos no meio quando piratas e forças de segurança se enfrentam, de acordo com Princewill Solebo, um empresário da agitada cidade de Port Harcourt, Nigéria. Os pescadores pararam de se aventurar nas profundezas da costa para evitar desentendimentos, e os moradores que viajam em canoas estão cautelosos.

O Sr. Solebo está realizando reuniões na prefeitura para encorajar os moradores a expor os líderes de gangues. Mas é uma missão solitária. Membros das gangues - grupos com nomes proibitivos como vikings ou islandeses - costumam ser bem conhecidos nos vilarejos de onde vêm, diz ele, mas a maioria dos moradores está com medo de falar ou foi subornada para desviar o olhar.

“Percebi que o motivo pelo qual [os piratas] têm sido consistentes é que as comunidades não se uniram para enfrentar esse problema”, disse Solebo. “Algumas pessoas conhecem esses atores, mas eles não falam e você não pode fazer nada sozinho.”

Unindo-se

Por vários anos, os governos da região têm cooperado em missões conjuntas para tornar o golfo mais seguro - mas com resultados mistos.

Um acordo crucial, o Código de Conduta de Yaoundé , foi assinado em 2013, estabelecendo o compartilhamento de informações e respostas mais rápidas entre os países membros. As marinhas estrangeiras que protegem os interesses de seus países também patrulham as águas internacionais fora da zona territorial de cada país. E em 2019 a Nigéria, a maior potência da região, foi a primeira a introduzir uma legislação que criminaliza especificamente a pirataria. (Anteriormente, os piratas eram julgados sob as leis de roubo à mão armada.)

Mas as dinâmicas sociais e econômicas mais profundas impedem o progresso, dizem os especialistas. O Delta do Níger, por exemplo, é cronicamente sem lei, e militantes que se tornaram piratas estão atacando mais longe no mar. As forças de segurança da Nigéria estão no limite, lutando contra uma insurgência no norte do país e conflitos étnicos no Cinturão Médio.

A Nigéria “continuará a lutar contra o policiamento marítimo porque está travando 'guerras' em todas as frentes”, disse o Dr. Ali. Enquanto isso, ele acrescenta, os países menores dificilmente podem enfrentar os piratas sozinhos.

“O combate à pirataria e ao assalto à mão armada no mar é um problema particular no golfo de Benin”, em torno de Togo, Benin e Gana, diz Alex Vines, diretor do programa para a África do think tank Chatham House, em Londres. “No ano passado, o esforço nigeriano está tendo um impacto nas águas territoriais [mas] a atividade pirata foi empurrada para mais fundo em jurisdições não nigerianas.”

As associações de proprietários de navios mercantes estão pressionando por mais patrulhas internacionais e melhor aplicação da lei. Patrulhas internacionais intensificadas ajudaram no antigo ponto quente da pirataria no mundo, o Golfo de Aden, onde a pirataria aumentou depois que a guerra civil na Somália na década de 1990 acabou com o controle do governo. Trinta e três países em 2009 formaram a Força-Tarefa Combinada 151 , que viu os ataques cair a zero em 2020.

Na Somália, uma  resolução do Conselho de Segurança da ONU  concedeu à força-tarefa internacional poderes especiais por causa da guerra. “Não importava se os piratas estavam em águas internacionais ou mar territorial; as resoluções proporcionaram a oportunidade de implantar e contra-atacar totalmente ”, afirma o Dr. Ali.

Mas essa abordagem pode não funcionar no Golfo da Guiné, de acordo com Vanda Felbab-Brown da Brookings Institution, porque a maioria dos ataques no Golfo de Aden ocorreram em águas internacionais, enquanto os do Golfo da Guiné geralmente ocorreram em territórios águas não abertas para marinhas estrangeiras - embora agora, ela acrescenta, “parece haver evolução”.

Os ataques nas águas internacionais do golfo estão aumentando. Dados obtidos junto ao IMB mostram que ocorreram mais ataques em águas internacionais (48) do que em águas territoriais (33) no ano passado.

Ainda assim, o diretor do IMB, Michael Howlett, diz que novas soluções serão necessárias para a África Ocidental. “É preciso reconhecer que, a longo prazo, a pirataria no Golfo da Guiné é uma questão regional que exige uma resposta regional”, diz ele.  

A região já está sofrendo com a ação da União Europeia, segundo Ali, que, segundo alguns, prejudica a agência local. Em janeiro, a UE lançou as Presenças Marítimas Coordenadas, buscando permanência no golfo, e em março, a Dinamarca concordou em implantar um navio patrulha em águas internacionais. Não está claro se os países africanos foram consultados; A agência marítima da Nigéria não respondeu a um pedido de comentário.

Mas o Deep Blue Project (DBP) da Nigéria , lançado este ano, é cautelosamente inspirador de esperança. O ambicioso projeto de US $ 195 milhões visa adquirir ativos como navios de intervenção rápida, construir centros de comando interagências para as autoridades navais e portuárias do país e treinar as forças de segurança.

Junto com o acordo de Yaoundé, o projeto sinaliza progresso no golfo, dizem os especialistas. “Veremos o que sai do DBP”, diz o Dr. Ali, acrescentando que o programa Yaoundé representa o ideal: a cooperação regional.

Fonte: https://www.csmonitor.com/World/Africa/2021/0329/Swim-together-or-sink-alone-African-states-unite-to-confront-pirate-threat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA