2 naufrágios históricos e seus artefatos encontrados nas águas territoriais de Cingapura

Por: Graça Yeoh - 16.06.2021

(Traduzido via Google Tradutor do original em inglês)

CINGAPURA: Dois naufrágios históricos e seus artefatos – incluindo cerâmicas chinesas desde o século XIV – foram descobertos dentro das águas territoriais de Cingapura ao redor da ilha de Pedra Branca, localizada no ponto mais oriental de Cingapura.

Em 2015, várias placas de cerâmica foram descobertas por acidente por mergulhadores comerciais envolvidos em uma operação marítima, o que levou à descoberta do primeiro naufrágio histórico a cerca de 100m a noroeste de Pedra Branca.

Um ano depois, o Conselho do Patrimônio Nacional (NHB) contratou a Unidade de Arqueologia do Instituto ISEAS-Yusof Ishak (ISEAS) para vistoriar e investigar o local, e realizar escavações para recuperar naufrágios e objetos do naufrágio.

Essas escavações, que continuaram até 2019, levaram à descoberta de um segundo naufrágio histórico a cerca de 300m a leste de Pedra Branca. Escavações para recuperar artefatos do segundo naufrágio foram realizadas de 2019 até meados de 2021.

ARTEFATOS RECUPERADOS

Os dois naufrágios se originaram de períodos diferentes, de acordo com os achados do ISEAS.

O primeiro naufrágio continha cerâmica chinesa e pode datar do século XIV, uma época em que Cingapura era conhecida como Temasek, segundo a pesquisa.

Algumas das principais descobertas incluem pratos Longquan e tigelas, e um jarlet. Fragmentos de tigelas de porcelana azul e branca com motivos de lótus e peônia da dinastia Yuan também foram encontrados no naufrágio.

Este navio carregava mais dessas porcelanas azul e branca do que "qualquer outro naufrágio documentado no mundo", disse o Dr. Michael Flecker, membro visitante e diretor de projetos de arqueologia marítima da ISEAS.

"Muitas das peças são raras, e acredita-se que uma seja única", disse ele.

A pesquisa do ISEAS também observou que paralelos diretos podem ser feitos entre os achados do primeiro naufrágio e os de escavações arqueológicas no Empress Place realizadas em 2015 e de escavações passadas no Parque Fort Canning.

O segundo naufrágio, observou a pesquisa do ISEAS, provavelmente será o Shah Munchah, um navio mercante que afundou enquanto voyaging da China de volta para a Índia em 1796.

Artefatos recuperados deste naufrágio incluem uma variedade de cerâmicas chinesas e artefatos não cerâmicos, como liga de cobre, objetos de areia de vidro, bem como quatro âncoras e nove canhões do navio. Os canhões eram tipicamente montados em navios mercantes empregados pela Companhia das Índias Orientais durante os séculos XVIII e XIX, e usados principalmente para fins defensivos e sinalização.

Entre as principais descobertas não cerâmicas no segundo naufrágio estavam um fragmento de jarra representando um motivo de dragão; um pato de barro; estatuetas da cabeça de Guanyin, Buda feliz e um menino de boa sorte; estatuetas de um cão e criatura marinha mítica Makara; uma estatueta de um casal chinês segurando fãs em uma base de biscoitos; e uma estatueta de Qingbai de um cavalo com um cavaleiro de sela lateral.

"Se o navio tivesse sobrevivido mais 23 anos, ela quase certamente teria chamado no porto restabelecido de Cingapura. Sua carga incrivelmente diversificada fornece grandes insights sobre o tipo de mercadoria que teria sido trocada e comprada pelos novos habitantes desta cidade nascente", disse o Dr. Flecker.

PRÓXIMOS PASSOS: CONSERVAÇÃO E SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA

Após a remoção do sal através do processo de dessalinização, os artefatos devem ser meticulosamente limpos, conservados e catalogados. Também precisa ser realizada pesquisa e documentação aprofundadas.

Uma vez concluída a conservação, a pesquisa e a documentação, a NHB trabalhará para expor os artefatos em seus museus a partir do final de 2021.

Relatórios arqueológicos e pesquisas também podem ser publicados pelo ISEAS. O instituto também pode realizar palestras para membros do público.

Yeo Kirk Siang, diretor da Pesquisa e Avaliação patrimonial da NHB, disse à CNA que as descobertas são "significativas" na revelação da história de Cingapura.

"O que é significativo sobre ele é que ele revela parte da nossa história antes de 1819. Essa parte é pouco conhecida até agora. A cada achado, enriquece nossa compreensão. A história de Cingapura está claramente ligada ao nosso comércio marítimo – no passado e até hoje", disse ele.

"Entender nossa história marítima nos ajuda a entender as relações de Cingapura, nosso contexto e nosso lugar no mundo, nossa localização geográfica, por que é importante, qual é a razão de nossa existência e qual é a razão do nosso sucesso.

"Se pudermos entender nosso passado, isso nos dá uma compreensão mais fundamentada do mundo em que vivemos hoje", acrescentou.

Fonte: CNA/rw

Fonte: 2 naufrágios históricos e seus artefatos encontrados nas águas territoriais de Cingapura - CNA (channelnewsasia.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!