quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Piratas lideram sequestros no mar - IMB

Mogadiscio - Piratas somali são responsáveis por 90 por cento de todos os sequestros bem sucedidos no mar, revela o último relatório da Agência Marítima Internacional (IMB), o principal órgão regulador de actividades no mar.

Segundo a Agência, sequestros de navios pelo mundo atingiram o índice mais alto em cinco anos nos primeiros nove meses de 2010.

O número está aumentar devido em grande parte aos ataques de piratas somalis que operam cada vez mais longe da costa, para evitar patrulhas navais internacionais.

De acordo com os dados recolhidos pelo Centro de Monitorização de Pirataria da Agência Marítima Internacional em Kuala Lumpur, na Malásia, piratas somali fortemente armados com equipamentos automáticos e granadas de propulsão a foguete capturaram 35 navios nos primeiros nove meses deste ano – um mais do que o total de 34 abordados e detidos para resgate durante o mesmo período de 2009.

Perto da costa somali, encontram-se 17 embarcações capturadas por piratas com perto de 400 membros de tripulação de diferentes nacionalidades detidos como reféns.

Os navios capturados este ano incluem traineiras do Taiwan, um navio-cisterna de produtos químicos e um navio de carga.

O relatório da Agência Marítima Internacional considera que patrulhas navais internacionais fizeram “um grande trabalho” na limitação de acções de pirataria na rota crucial do Golfo de Áden, junto à costa somali.

Mas o mesmo relatório salienta que, em reacção, os piratas somalis alargaram as suas operações para pontos distantes no alto mar.

O relatório refere ainda que o número de incidentes de pirataria no Mar do Sul da China triplicou em comparação com o ano passado, com quase 30 incidentes registados este ano.

Segundo o relatório trimestral da Agência, neste ano houve 289 incidentes de pirataria no mundo, entre sequestros, ataques e invasões.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2010/9/42/Piratas-lideram-sequestros-mar-IMB,d47634d0-6dfc-4061-93a4-2e980d1c01b9.html (19/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário