Confundidos com piratas, dois pescadores são mortos na Índia

Homens foram assassinados por oficiais de segurança de cargueiro italiano

Do R7, com agências internacionais

Dois pescadores indianos morreram baleados supostamente por oficiais de segurança a bordo de um cargueiro italiano Enrica Lexie que os confundiram com piratas em aproximação do litoral sudoeste da Índia.

As autoridades indianas entraram em contato nesta quinta-feira (16) com o embaixador da Itália no país, Giacomo Sanfelice, para manifestar preocupação com o incidente e pedir que o capitão do navio italiano coopere com a investigação em andamento, revelou a Agência Ians.

Os dois pescadores, do sul da Índia, morreram baleados no mar da região de Kerala. O cargueiro Enrica Lexie está atracado nesse local e a polícia começou a interrogar os tripulantes para investigar o caso.

A pequena embarcação usada pelas vítimas navegava havia uma semana e a bordo estavam 11 tripulantes, conforme informou o proprietário, Freddy, que também estava a bordo.

"Todos estavam dormindo, menos os dois que acabaram mortos. Acordei com um barulho parecido ao de um disparo e vi os dois pescadores em uma poça de sangue", afirmou o dono da embarcação. "Gritei e outros se levantaram, mas já era tarde", contou.

As autoridades indianas ofereceram US$ 10 mil (R$ 17 mil) de indenização às famílias das vítimas. Os corpos já foram entregues.

Embaixador convocado
O embaixador italiano na Índia, Giacomo Sanfelice di Monteforte, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores indiano após uma denúncia envolvendo o navio Enrica Lexie, segundo informações passadas à ANSA.

Ontem, um porta-voz do Ministério da Defesa da Índia denunciou que dois indianos a bordo de um pesqueiro foram mortos no porto de Cochin por agentes de segurança do navio mercantil italiano Enrica Lexie que o confundiram com piratas.

A embaixada da Itália em Nova Déli, por sua vez, afirma que a ação foi perpetrada pelos seguranças para conter um ataque de piratas.

"O navio mercantil italiano Enrica Lexie foi atacado ontem por uma unidade pirata em águas internacionais", disse a embaixada em um comunicado.

O texto informa que os seguranças "seguiram os protolocos internacionais, depois de repetidos alertas e após terem verificado com binóculos que os piratas estavam armados".

Em declarações à imprensa indiana, o embaixador Giacomo Salfelice disse que a Itália vai cooperar com as autoridades locais para esclarecer os fatos.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/confundidos-com-piratas-dois-pescadores-sao-mortos-na-india-20120216.html (16/02/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!