Portugal assume hoje comando militar contra pirataria na Somália

Portugal assume, esta quinta-feira, o comando da missão militar naval da União Europeia (UE) no combate à pirataria, na Somália, com a fragata Vasco da Gama.

A «força europeia será comandada pelo comodoro português Silvestre Correia, durante os próximos quatro meses», que a bordo da «fragata Vasco da Gama, enquanto navio almirante, terá uma força de nove navios europeus», indicou o comandante Ramos de Oliveira.

A Operação Atalanta iniciou-se em Dezembro de 2008 e atingiu a plena capacidade operacional em Fevereiro de 2009, sendo a primeira operação de protecção ao transporte marítimo da UE realizada no âmbito da Segurança Comum e da Política de Defesa (PESD).

A fragata Vasco da Gama, apoiada por um helicóptero Lynx, é comandada por Diogo Arroteia, e enquanto navio almirante terá a bordo cerca de 200 militares, com a missão de proteger o corredor marítimo utilizado pelos navios civis para transporte de mercadorias junto à costa da Somália, entre as ilhas Seicheles e o Golfo de Áden.

Em serviço desde Janeiro de 1991, a fragata Vasco da Gama já representou Portugal em missões no mar Adriático, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste e mar Mediterrâneo oriental, de acordo com a informação disponibilizada pela Armada.

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1830209 (14/04/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!