Brasil: Piratas invadem barco e matam tripulante

Um novo ataque de piratas num rio da região amazónica terminou com uma jovem de 20 anos morta ao ser atingida por um tiro disparado pelos criminosos. Segundo o inspector Sílvio Maués, ela era tripulante da embarcação, que transportava 45 passageiros.

Por:Domingo Grilo Serrinha, correspondente no Brasil

O assalto ao barco, denominado “Arco da Aliança”, ocorreu a meio da madrugada de sextafeira na região conhecida como Furo da Jararaca, uma das mais desertas da bacia da Ilha do Marajó, no estado brasileiro do Pará, entre os municípios de Muaná e São Sebastião da Boavista. O barco tinha saído de Belém, a capital do estado, e ia em direcção a São Sebastião da Boavista. Os piratas, três homens armados, chegaram velozmente até ao barco numa lancha de alta velocidade e fizeram a abordagem antes que houvesse tempo de evitá-la.

Segundo Maués, alguém no barco ainda tentou reagir e houve confronto físico. Quando um dos criminosos deu uma coronhada num homem que lutava com ele, a arma disparou e atingiu mortalmente a jovem, que fazia parte da tripulação.

Depois de roubarem tudo o que de valor passageiros e tripulantes levavam, principalmente dinheiro, telemóveis e outros objectos de fácil comercialização no mercado negro, os assaltantes fugiram na lancha. O inspector acredita que os piratas podem ser pessoas da região, mas adianta que não tem qualquer prova para basear essa hipótese.

Só desde o início deste ano, pelo menos outros 19 ataques a embarcações já foram desferidos por piratas no Pará. Na região, onde as cidades são cercadas por floresta fechada, as pessoas locomovem-se de barco entre as cidades e as embarcações, lentas e sem segurança, são presas fáceis para os piratas, que costumam usar bastante violência nos assaltos.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/brasil-piratas-invadem-barco-e-matam-tripulante (23/07/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA