segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Piratas somalis capturam navio de bandeira panamenha

MOGADISHU (Reuters) - Piratas somalis em dois barcos pequenos capturaram um navio de bandeira panamenha MV RENUAR depois de atirar e lançar granadas na embarcação mercante, disse neste domingo a força naval da União Europeia.

O MV RENUAR é um navio de cargas de propriedade da Libéria, com cerca de 70 mil toneladas. A embarcação seguia para Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, tendo partido de Port Louis, na Mauritânia, e foi capturado no sábado segundo a UE.

"Os piratas confirmaram que eles têm o controle do navio que agora segue para a costa da Somália", disse a força naval da UE.

O navio foi apreendido a cerca de 1.050 milhas náuticas do vilarejo Eyl na costa da Somália e a uma distância de 550 milhas náuticas costa da Índia.

O navio tem uma tripulação de 24 filipinos, que tentou escapar da captura por algum tempo, o que obrigou os piratas a fazer inúmeros ataques até que finalmente conseguissem entrar a bordo.

Até o momento não se tem informações sobre o navio ou a condição da tripulação, disse a força naval, que patrulha o Oceano Índico para repelir a pirataria.
(Reportagem de James Macharia)

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/12/12/piratas-somalis-capturam-navio-de-bandeira-panamenha-923254277.asp (12/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário