Britânicos e americanos resgatam navio sequestrado por piratas


Navios das Marinhas britânica e americana assumiram o controle de um cargueiro sequestrado por piratas da Somália e libertaram a tripulação, informou o Ministério da Defesa britânico.

O cargueiro italiano MV Montecristo, sequestrado na segunda-feira, navegava no Oceano Índico, a quase mil quilômetros da costa da Somália.

O Ministério da Defesa britânico disse à BBC Brasil que os piratas se entregaram sem resistência quando forças britânicas e americanas abordaram a embarcação.

Representantes do Ministério das Relações Exteriores da Itália disseram à BBC que 11 piratas foram detidos e que a tripulação, de 23 pessoas, foi libertada.

Resgate
O navio britânico RFA Fort Victoria, que participa atualmente de operações antipirataria da Otan ao leste do Canal de Suez, respondeu a pedidos de socorro do navio italiano acompanhado de uma fragata americana.

Segundo relatos não confirmados, a tripulação - composta por italianos, indianos e ucranianos - teria se escondido em um compartimento blindado, o que teria dificultado aos piratas fazer reféns.

Nos últimos anos, piratas somalis vêm capturando embarcações no Oceano Índico na esperança de obter resgates pelo retorno das tripulações e dos navios.

Com o sucesso de algumas dessas operações, os piratas estão ficando mais ousados.
Em setembro, um grupo de piratas teria sequestrado a turista britânica Judith Tebbutt, de 56 anos, que estava hospedada em um centro turístico na costa norte do Quênia.

O marido de Judith, David Tunbridge, foi morto durante o sequestro.
Em 2010, os velejadores Paul e Rachel Chandler, da cidade de Tunbridge Wells, na Inglaterra, foram libertados após mais de um ano no cativeiro.

Nas últimas duas décadas, a Somália vem sendo devastada por conflitos entre milícias. Como resultado, armas e gangues criminosas são abundantes no país.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111011_resgate_navio_piratas_mv.shtml (11/10/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!

Os verdadeiros barcos piratas

Louise, o navio pirata de Paranaguá