sábado, 31 de julho de 2010

Cinema

Um Farol no Fim do Mundo
The Light at the edge of the world (1971)
Lançado no Brasil pela ClassicLine

"Piratas liderados por Jonathan Kongre (Yul Brynner), tomaram um farol localizado em uma pequena ilha rochosa, em algum lugar ao norte da Argentina. Com o controle das luzes do Farol, eles põe em execução um plano terrível para desorientar os navios e provocar seu encalhe nos rochedos, facilitando assim seus atos de pirataria. Will Denton (Kirk Douglas), um dos membros da equipe do farol que sobrevive ao ataque dos piratas, luta desesperadamente para recuperar o controle do farol, mas a situação se complica quando Arabella (Samantha Eggar), uma sobrevivente de um dos navios é levada para a ilha. Baseado em uma história de Júlio Verne..."

Um Farol no fim do Mundo é certamente o mais brutal e desconcertante filme sobre piratas que já assisti. Arrisco dizer que é também, o que mais se aproxima da realidade da pirataria. O ato da pirataria não tinha nada de heróico, como nos passam vários filmes de Hollywood nas décadas de 40 e 50. Neste, os piratas são retratados pelo que são: bandidos sem moral. O diretor não poupa os olhos do espectador nas cenas de violência, e carrega certo exagero na excentricidade de alguns piratas. Mas os elementos estão todos ali: a violência, a traição, o roubo, a forma como se vestiam, a escravidão e tudo o mais. Show de atuações de Yul Brynner e Kirk Douglas!

Destaque para a cena - completamente insana - do pirata vestido de mulher, e para os trejeitos - quase afeminados - de Yul Brynner representado o capitão dos piratas.

Esse já faz parte de minha coleção!

Piratas somalis libertam navio mercante turco sequestrado há 4 meses

(AFP)

ANCARA — Piratas somalis libertaram nesta quinta-feira um navio mercante turco que foi capturado em março passado no Oceano Índico, anunciou à AFP a advogada dos proprietários da embarcação.

A tripulação, composta de 19 turcos e dois ucranianos, se encontra bem de saúde, segundo a advogada.

O "Frigia", de bandeira de Malta, foi capturado em 23 de março no Oceano Índico, em uma zona afastada do patrulhamento das forças internacionais, que lutam com a pirataria.

Fonte: www.google.com/hostednews/afp/article/ (29/07/2010)

Livros

The Last Voyage of Thomas Cavendish 1591-1592
B. Quinn, David. The Last Voyage of Thomas Cavendish 1591-1592; The University of Chicago Press; Chicago; 1975

Um livro maravilhoso para todos aqueles que se interessam por paleografia e história de piratas do século XVI.

Nessa obra, encontra-se a última carta do Corsário inglês Thomas Cavendish em seu retorno à Inglaterra, após sua fracassada tentativa de contornar o globo terrestre e saquear a costa brasileira. O documento apresentado é minucioso, página por página, contrapondo a folha original com sua transcrição em inglês. A obra contém também, uma valiosa introdução do historiador David B. Quinn, contextualizando os fatos descritos.

Obra pode ser adquirida apenas via internet, em sebos internacionais:
www.abebooks.com

Quadrinhos

Dias Velho e os Corsários
Conceição, Eleutério Nicolau. Dias Velho e os Corsários; Florianópolis, Lunardelli, 1988.

"...Nos séculos XVI e XVII a Ilha (Florianópolis) recebeu visitantes de diferentes nacionalidades que aqui paravam a caminho das províncias platinas. Na primeira metade do século XVII, a Ilha foi visitada por bandeirantes vicentistas que repetidas vezes tentaram sem sucesso iniciar seu povoamento. Em 1662, Francisco Dias Velho Monteiro deixa São Paulo com sua família...povoando a Ilha e realizando expedições exploratórias que chegaram até ao Uruguai. De 1681 até 1687 Dias Velho permanece na Ilha, onde havia mandado erguer uma igreja de pedra e cal ornada com um altar principal e dois laterais, no centro de seu povoado. A história que vamos contar tem seu início no final deste último período, em 1686..."

Segundo o autor, não existe documentação comprobatória para os fatos descritos nesta obra. Ela é resultante da história oral e foi romanceada, para tornar a narrativa mais atraente ao leitor.

Quando estive visitando a cidade de Florianópolis, encontrei a obra em um sebo. Quadrinhos nacionais sobre piratas são raros...Tanto que depois disso, nunca mais achei outro igual. Os quadrinhos - em P/B - retratam com bastante realismo a vida do período colonial e, embora romanceado, acredito que a narrativa chegou próxima da realidade.

Nem tenho como indicar onde o leitor possa adquirir um exemplar. Melhor é, quando estiver em Florianópolis, visitar os sebos da cidade.

Vida en alto mar a la caza de los piratas somalíes.

Jose Miguel Calatayud Nairobi, 23 jul (EFE).- Eduardo Armada, un joven cartagenero de 32 años, lleva más de cuatro meses a bordo de un buque de guerra sueco en busca de piratas somalíes.

Armada es un oficial de la misión Atalanta de la fuerza naval europea EU NAVFOR, que patrulla las aguas del Índico para proteger a barcos comerciales y humanitarios del ataque de piratas.

Este militar español cuenta a Efe por correo electrónico desde el navío "Carlskrona" que "me ofrecí voluntario para esta misión porque siempre me ha parecido interesante participar en misiones internacionales como ésta, en un barco extranjero donde puedes ver cómo trabaja gente de otros países".

El "Carlskrona" es el actual buque insignia y cuartel general de la misión europea y "a bordo hay 150 personas de dotación, todos suecos, y 39 de 'staff', que es el grupo que dirige la Atalanta y en el que unos 20 somos de otras nacionalidades". Armada, cuyo rango es el de teniente de navío y que lleva a bordo desde el 20 de marzo, es el oficial de operaciones aéreas de la Atalanta y se encarga de "todo lo relacionado con los helicópteros de los barcos y los aviones de patrulla marítima destacados en Yibuti, las Seychelles y Mombasa".

"Día a día les voy diciendo adónde nos interesa que vuelen y qué misiones deben realizar", cuenta este marino español, casado y padre de dos hijos y cuyo apellido no podría ser más adecuado, ya que "ingresé en la academia naval militar por tradición familiar, mis dos abuelos y multitud de familiares pertenecen a la armada y al ejército".

A bordo del "Carlskrona" todos se comunican en inglés y se trabaja duro en "jornadas de 24 horas, pues en todo momento pueden pasar cosas que requieran una decisión por parte del 'staff', o incluso un ataque a un mercante por parte de piratas". Aunque el buque sueco no se ha enfrentado directamente con ellos, "otros barcos bajo nuestro mando sí han tenido contacto con piratas y han evitado que secuestraran a mercantes en más de una ocasión".

En un día normal los marinos se levantan a las 7 y tienen hasta las 8 para desayunar, después hay una serie de reuniones "en las que se planea el día y se toman las decisiones sobre dónde situar las unidades o en qué zonas hay más peligro para los barcos mercantes".

La comida es de 11 a 12 y media, "un poco temprano para mi gusto, y por la tarde más trabajo hasta las 6, cuando le contamos al almirante todo lo sucedido durante el día y las decisiones tomadas".

A partir de ese momento, "cuando no estás de guardia aprovechas para ver una película o ir al gimnasio o a la sauna o cualquier otra cosa que te permita desconectar un poco".

Y es que no todo es trabajo, el ambiente es distendido e incluso hay ocasión para las bromas, "como la que le gastamos al encargado de organizar las escoltas, un día que él estaba en puerto, en la playa, y le llamamos al móvil haciéndonos pasar por el capitán de un barco y le dijimos que dónde estaba nuestra escolta, que no teníamos a nadie y se nos estaban acercando piratas".

"Los que estaban con él en la playa nos dijeron que su puso pálido y que tardó casi cinco minutos en recuperarse de la impresión", cuenta Armada entre risas. Además, "la verdad es que la comida abordo es una maravilla, tenemos unos chefs que son de lo mejor y que cada día cambian el menú, incluyendo platos típicos de los países del personal no sueco".

De hecho, este español cuenta que "cuando hicieron paella, me llamaron a la cocina para que probara unas cuantas muestras y les dijera cuál era la más parecida a la española".

"El problema es que aquí se usa mucho la comida restante del día anterior y en la paella habían mezclado carne, verduras y marisco, por lo que era más bien revuelto de paella que otra cosa, pero lo que cuenta es la intención y la vez siguiente ya sí que siguieron mis instrucciones".

Más o menos cada dos semanas el "Carlskrona" se dirige a puerto y los marinos aprovechan según el lugar, "en Mombasa fuimos de safari, en las Seychelles hacemos excursiones y vamos a la playa".

Cuando están en puerto y como cualquier otro grupo de amigos, "a veces quedamos para cenar y salimos a tomar unas copas, aunque depende del sitio ya que algunos no son muy recomendables para estar por ahí de noche".

Además, Armada y sus compañeros pueden hablar con sus amigos y familiares en Europa a diario, "ya que tenemos teléfonos y conexiones a internet disponibles y sin restricciones", aunque lo de volver a casa y ver a los seres queridos no es tan fácil.

"¿Vacaciones? "yo voy a estar aquí cinco meses, del 20 de marzo al 15 de agosto sin volver a España, pero bueno, es algo común".

Un día antes, el 14 de agosto, el "Carlskrona" pasará el mando de la Atalanta a los franceses y Armada volverá a casa "y entonces sí que me iré de vacaciones y luego ya veremos, a ver qué surge en el trabajo aunque quizá me vaya otra vez de navegación".

Fonte: www.abc.es/agencias/ (31/07/2010)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Somália: Pirataria vai continuar por ser negócio com muitos interesses - Estudo

A pirataria ao largo da Somália “é um negócio com muitos interessados”, o que impede a resolução deste problema nos próximos tempos, refere um estudo publicado hoje pelo Instituto de Pesquisa Económica de Berlim (DIW).

Para muitos somalis desempregados, “a pirataria é uma alternativa atraente” e quanto à missão Atalanta da União Europeia, em que participa também a marinha portuguesa, “é um exemplo de boa cooperação a que não há urgência em pôr termo”, disse a autora do estudo, Anja Shortland.

No que se refere às seguradoras, a pirataria na região “transformou-se num gigantesco negócio”, sublinhou também a economista.

A presença militar internacional “não teve efeitos dissuasores”, até porque, desde o início da missão, o número de abordagens a navios duplicou, disse Shortland.

É certo que, no Golfo de Aden, o número de atos de pirataria diminuiu, devido à vigilância dos vasos de guerra europeus.

Mas os piratas deslocaram o epicentro da sua ação para a Bacia da Somália, um mar desprotegido, de acordo com o estudo do DIW.

A presença das unidades da marinha internacional “provocou mesmo, embora involuntariamente, a consolidação do círculo vicioso formado pelos ataques dos piratas, as abordagens de navios e o pagamento de resgates”, referiu.

A pirataria na região “tornou-se assim mais previsível, não apenas para os piratas, mas também para as seguradoras e os armadores dos navios, estabelecendo-se um equilíbrio de forças e de interesses aceite tacitamente”, constatou Anja Shortland.

Segundo a economista alemã, o “status quo” baseia-se no facto de os piratas renunciarem ao uso de violência gratuita e terem passado a exigir resgates comportáveis, levando os armadores a preferirem fazer seguros, em vez de investirem em mais medidas de proteção.

Num balanço geral, o número de navios afetados é relativamente baixo, em comparação com o tráfego que existe na zona: dos 30 mil navios que passam anualmente no Golfo de Aden, em 2009 116 foram atacados por piratas.

Do ponto de vista das vítimas, a pirataria é encarada, por isso, como um “contratempo económico”, que não representa uma ameaça de grandes dimensões e por isso as hipóteses de a situação mudar “são poucas”, concluiu Shortland.

Fonte: www.correiodominho.com/ (22/07/2010)

Assista Jack Sparrow falando sobre Piratas do Caribe 4 e veja fotos do set

Sentado em frente a uma garrafa de rum e com a dicção já um tanto prejudicada pelo consumo da bebida, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) falou um pouco sobre Piratas do Caribe 4 ao público da Comic Con.

O vídeo traz o personagem comentando os “rumores” de que estaria recrutando uma tripulação para ir atrás da Fonte da Juventude. Ele garante que não é verdade, mas diz que, “se fosse”, essas pessoas precisariam lidar com perigos que incluem (não somente) zumbis e sereias.

Em Pirates of Caribbean On Stranger Tides (ainda sem título em português), Jack e seu eterno rival Barbossa (Geoffrey Rush) irão procurar a tal fonte, mas terão que enfrentar um terceiro pirata, o Blackbeard (Ian McShane) e sua filha, Angelica (Penélope Cruz), com quem Jack já se envolveu no passado.

Na semana passada, o produtor Jerry Bruckheimer publicou em seu Twitter uma foto de Depp no set e também nos últimos dias surgiram algumas imagens das gravações, incluindo um naufrágio com a tripulação de Barbossa.

Piratas do Caribe 4 é dirigido por Rob Marshall e tem estreia marcada para 20 de maio de 2011 nos Estados Unidos.

Veja abaixo o vídeo exibido na Comic Con e, clicando na imagem a seguir, as primeiras fotos dos bastidores.



Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversão/ (26/07/2010)

Moçambique - Sadc preocupada com pirataria na Região

Maputo – Ministros do Interior Defesa e Segurança da SADC reconheceram em Maputo, Moçambique, ser um foco de ameaça à segurança na região o recrudecimento da pirataria marítima na região.

Estas individualidades e os comandantes-gerais da polícia, chefes do estado-maior das forças armadas e directores-gerais dos serviços de informação e segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestaram a preocupação sobre a seguança marítima nas águas territorias dos países desta região durante a XXXI sessão do Comité inter Estatal de Dedefesa e Segurança desta organização regional.

A preocupação dos participantes foi fundamentada na base de um relatório da organização marítima Internacional sobre a situação da pirataria em 2009. O relatório adianta que os piratas estavam a estender os seus ataques às costas do Quénia, Tanzânia, Ilhas Seicheles e do Madagáscar.

Segundo o documento, naquele ano, os assaltos no mar duplicaram no primeiro semestre, um acréscimo devido aos ataques no Golfo de Aden, entre o Mar Vermelho e o Oceano Índico e na costa lesta da Somália.

Os responsáveis pela segurança na região defenderam a fortificação das actividades de monitoria do fenómeno, no âmbito do Centro Regional de Aviso prévio, recentemente inaugurado no Botswana.

Este aspecto que será abordado na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC a realizar-se em Agosto na Namíbia.

Reconheceram os esforços de Angola e África do Sul pelo sucesso da organização do CAN2010 e o Mundial de Futebol, respectivamente.

A delegação de Angola no encontro foi chefiada pelo ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro.

A SADC está constituída por Angola, Botswana, Lesotho, Moçambique, Ilhas Maurícias, Ilhas seycheles, Malawi, Namíbia, Swazilandia e Madagáscar, actualmente suspensa.

Fonte: www.portalangop.co.ao/motix/ (23/07/2010)

Piratas desviam ataques ao Mar Vermelho, alerta Otan

AE-AP - Agência Estado

O comandante da frota antipirataria da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Golfo de Áden, o comodoro Michiel Hijmans, disse hoje que os piratas somalis podem estar transferindo suas atividades criminosas para o sul do Mar Vermelho, onde as forças navais que os combatem possuem menos autoridade para interceptá-los.

Além de um recente ataque reportado na região, Hijmans disse que aconteceram "uma série de falsos alarmes", nos quais os marinheiros acreditaram ser seguidos por piratas, chegando até a disparar contra embarcações. "Estamos bastante cautelosos e preocupados de que possam ocorrer mais ataques naquela área", disse Hijmans, a bordo da fragata holandesa De Zeven Provincien, após o navio de guerra ancorar em Dubai.

Os navios de guerra estrangeiros possuem autorização do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para caçar piratas nas águas territoriais da Somália, usando "todos os meios necessários". Mas o Mar Vermelho fica fora dessa área, o que cria um possível novo fronte de operação para os piratas.

Além da frota da Otan, operam na costa da Somália, atualmente, uma frota dos Estados Unidos, outra da União Europeia e embarcações militares da China, Rússia e Índia, todas com o objetivo de combater a pirataria. Mas elas relutam em perseguir os piratas na costa do Iêmen ou no Mar Vermelho, não abrangidas pela autorização do CS da ONU, disse Hijmans.

Os piratas somalis atacaram em 4 de julho o navio mercante Motivator, com bandeira das Ilhas Marshall, na parte norte do estreito de Bab al-Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Áden. O navio tinha uma tripulação de 18 marinheiros filipinos e transportava combustíveis.

Fonte: www.estadao.com.br/noticias/internacional/ (21/07/2010)

Seychelles condena a 11 piratas somalianos

Vitória, A corte Suprema de Seychelles condenou hoje 11 cidadãos somalianos a 10 anos de cárcere, depois de considerá-los culpados dos delitos de pirataria e cumplicidade para cometer pirataria, informou uma fonte oficial.

De acordo com um comunicado distribuído pelo Escritório da Presidência, as sentenças ditadas nesta segunda-feira representam uma meta na história judicial do país, por ser a primeira vez que se celebra um julgamento desse tipo neste arquipélago do Oceano Índico.

O texto considera que o veredito contribuirá a aumentar a confiança da comunidade internacional nas autoridades seychellanas e servirá ademais para dissuadir a outros piratas somalianos com desejos de incursionar na zona.

Os 11 presos foram detidos no dia 6 de dezembro de 2009 por uma lancha patrulheira de Seychelles, a qual atacaram dentro das águas territoriais do país, com a intenção da sequestrá-la.

Nos cárceres locais encontram-se outros 29 somalianos à espera de ser julgados ou deportados a sua nação de origem, apontou o texto.

O forte patrulhamento internacional nas zonas do Golfo de Adén e do Mar Vermelho tem levado aos piratas a aventurar-se em áreas cada vez mais afastadas de suas bases na costa da Somália.

lgo/nm/dcp

Fonte: www.prensa-latina.cu/ (26/07/2010)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Corsários franceses no Rio de Janeiro (1710-1711)


Texto de Helio Vianna

Estando Portugal em guerra contra a França e Espanha, ao lado da Alemanha, Inglaterra e Holanda, além do segundo ataque espanhol à Colônia do Sacramento também ficou sujeito, no Brasil, às empresas de corsários franceses, que embora não constituíssem propriamente invasões, decorriam daquela situação militar européia.
Sendo o porto do Rio de Janeiro, àquela época, o natural escoadouro das ricas Minas Gerais, foi o ponto escolhido para dois empreendimentos do gênero.

Du Clerc
Para o primeiro, em 1710, seis navios, com 1000 homens de guerra, trouxe o Capitão de Fragata Jean François Du Clerc para efetivar o assalto. Impedido de entrar na Baia de Guanabara, pelo fogo da Fortaleza de Santa Cruz, foi desembarcar em Guaratiba, de onde, pela zona rural, dirigiu-se à cidade, atingindo-a pelos arrabaldes de Engenho Velho, Catumbi e Mata-Cavalos (atual Rua Riachuelo). Encontrando resistências partidas dos Morros do Desterro (hoje de Santa Teresa) e do Castelo, pelas ruas da Ajuda (agora Rua Melvin Jones, ex Rua Chile) e São José, chegou, sempre combatido, ao Largo do Carmo (atual Praça 15 de Novembro), encurralando-se no trapiche da Rua Direita (Rua Primeiro de Março), até à derrota e rendição final, com grandes perdas. Meses depois, achando-se Du Clerc quase em liberdade, foi assassinado por motivos particulares.


Duguay-Trouin
Não para vingar a morte de Du Clerc, mas para exercer a pilhagem por conta de acionistas e autoridades que para isto se cotizaram, servindo-se da situação de guerra vigente entre França e Portugal, com dezoito navios veio atacar o Rio de Janeiro, em 1711, o corsário René Duguay-Trouin. Mais feliz que o antecessor, aproveitando-se de ocasional nevoeiro, conseguiu forçar a entrada da barra, embora com sensíveis perdas. Não sendo combatido pelos poucos navios portugueses e ingleses surtos no porto, desembarcou tropas no Saco do Alferes. Prudentemente avançando pelos morros de São Diogo, Livramento e Conceição, conseguiu Duguay-Trouin evitar os perigosos encontros nas ruas, em que levariam vantagem os habitantes do Rio. Inutilizados os navios portugueses e ingleses, incendiado o paiol de pólvora da Ilha de Villegagnon, errôneamente abandonada a Ilha das Cobras, faltando aos cariocas uma direção segura diante do assalto, pois o Governador Francisco de Castro Morais com muitos se retirou, alguns dias depois do desembarque dos franceses, - pode o corsário assenhorear-se da cidade, saqueando-a livremente, e, afinal, impondo-lhe oneroso resgate.

Para maior falta de sorte, chegaram tarde os socorros trazidos das Minas do Ouro por seu Governador, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Ricos do saque e da pesada contribuição imposta ao Rio de Janeiro, retiraram-se da Guanabara os ladrões do mar.

Fonte: Vianna, Helio. História do Brasil – Vol. I – Período Colonia. Edições Melhoramentos, São Paulo, 1970, pg.284/285.

Ataques por piratas recuam no primeiro semestre no mundo

De Agencia EFE

Kuala Lumpur, 15 jul (EFE).- Os ataques de piratas nas águas de todo o mundo caíram 18,33% no primeiro semestre deste ano com relação ao mesmo período de 2009, apesar de os piratas somalis estarem sendo mais ousados, indicou nesta quinta o Organização Marítima Internacional (OMI) a inclinação de um comunicado.

O Centro de Informação de Pirataria, que fica em Kuala Lumpur, recebeu 196 denúncias de incidentes no mundo todo entre janeiro e junho, abaixo das 240 no mesmo período de 2009.

Ao todo, 31 navios com 597 marinheiros foram sequestrados e 70 abordados, com o resultado de um morto e 16 feridos.

Mais da metade dos ataques ocorreram em águas da Somália, o golfo de Áden e o Mar Vermelho, onde as piratas dispararam lança-granadas e armas de fogo.

A Somália mantém a posição de ser o lugar mais perigoso quanto à pirataria, com cem incidentes, incluindo os 27 sequestros no primeiro semestre do ano.

O relatório adverte que os ataques no mar da China Meridional dobraram, de sete na primeira metade de 2009 para 15 entre janeiro e junho de 2010.

Fonte: www.google.com/hostednews/epa/article/ (15/07/2010)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Pirataria Muçulmana


Texto: Dalton Delfini Maziero

Desde o século XV, grupos de ferozes saqueadores surgiram do litoral norte da África, conhecido como Costa da Barbaria. Sua ferocidade tornou-se lendária. Esses homens não eram meros piratas. Em sua maioria, atuavam como corsários muçulmanos, a serviço do Império Otomano. Esse avanço da pirataria muçulmana intensificou-se com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. Desde então, a conquista sobre o Mediterrâneo foi inevitável. Croácia, Sérvia, Bulgária, Egito e ilhas gregas, seguida do litoral africano em toda sua extensão.

Ao longo do século XVI, as atividades realizadas nas principais cidades do litoral africano ganharam proporções de autonomia. Homens como os irmãos Barba-Roxa, usaram da pirataria para tornarem-se reis de seus próprios territórios. Não sem motivo, as cidades muçulmanas de Argel, Tunes, Trípole, Salé e Bugia (Beyaia) foram chamadas “paraísos piratas” pela cristandade. Política, economia, comércio e pirataria seguiam de mãos dadas, na formação daquelas sociedades litorâneas.

Os muçulmanos criaram um novo conceito para a pirataria, até então desconhecido pelos cristãos: os saques misturavam serviços de apresamento e escravidão, guerra e tráfico prestados a quem pudesse pagar. Uma guerra que envolveu negócios e diferenças religiosas entre europeus e comunidades da Costa da Barbaria. E não foram poucos os renegados cristãos que, ora capturados, ora foragidos, abraçaram o mundo muçulmano e seu exótico meio de vida e relacionamento, servindo assim, como “informantes” sobre a cristandade.


Os Irmãos Barba-Roxa
Aruj e Khair ed-Din, os Irmãos Barba-Roxa, nasceram na ilha grega de Mitilene (Lesbos). Aruj, o mais velho, começa a ganhar destaque em 1502, ao proteger como corsário, os navios de Tunes. Em 1504 faz fama e fortuna ao capturar duas galés com importante tesouro cristão. Em 1512 e 1514, lança-se na conquista de Bugia. Os ataques acabam em fracasso, e com a amputação do braço esquerdo do pirata, substituído agora por um braço de ferro com mão de prata. Em 1516, Aruj aplica seu grande golpe. Fingindo uma aliança com o xeque Selim bem Tumi em Argel, assassina-o tomando para si o controle da cidade. Agora como rei de Argel, amplia suas conquistas a Tremecém e Tenes, reinos tributários da Espanha. Aruj faleceu em 1518, em luta contra os espanhóis. Sua cabeça, transformada em troféu, exaltou os ânimos entre muçulmanos e cristãos.

Khair ed-Din, ao saber da morte do irmão, assume o reino de Argel. Declarou-se vassalo do Império Otomano, que recém conquistara o Egito e a Síria e, com este apoio, reuniu os melhores corsários do Mediterrâneo. A partir de 1529, uma série de esmagadoras vitórias navais eleva ainda mais seu prestígio. Em 1533, Khair é nomeado almirante-chefe da armada turca, empreendendo uma incursão bem sucedida na Calábria. Finalmente, em 1535, o espanhol Carlos V reúne uma poderosa frota cristã (500 navios e 30 mil soldados), conquistando Tunes. Em sua fuga, Khair invade Minorca, levando a Istambul milhares de escravos. Em 1541, Carlos V decide conquistar Argel. Contudo, sua frota de 500 navios sofre uma humilhante derrota. Desbaratados por fortes tempestades, milhares de cristãos ficaram cativos nas prisões muçulmanas. Em 1543, Khair alia-se temporariamente à França e, em seu retorno a Istambul, pratica uma série de atos de pirataria. Aos 62 anos (1546), morre em seu leito, rico, respeitado e ainda “rei” de Argel.

Seychelles lidera la lucha contra la piratería

Las islas Seychelles, que se estima pierden un 4 por ciento de su PIB debido a la piratería en aguas de la vecina Somalia, ha reunido fuerzas nacionales, regionales e internacionales para liderar la lucha contra la piratería.

Durante un simposio internacional de dos días que concluyó hoy en Seychelles, el gobierno presentó el "Plan de Acción Integrad de Seguridad Marítima de Seychelles", que claramente hace que pequeña nación insular tome la delantera en los esfuerzos regionales para frenar la piratería en aguas de Somalia.

El ministro de Asuntos Exteriores de Seychelles, Jean-Paul Adam, ha sido capaz de conseguir apoyo, para este nuevo plan nacional, de las partes interesadas de Seychelles, los países del Este de África afectados por la actual situación en Somalia y organismos internacionales y países donantes occidentales, prometiendo todos apoyo y contribuciones a los esfuerzos para restablecer el imperio de la ley en la región del Océano Índico.

El plan de seguridad marítima de Seychelles describió las tres cuestiones más urgentes: mejorar la seguridad marítima y de vigilancia; asegurar el marco jurídico para llevar a los sospechosos ante los tribunales y hacer cumplir el derecho marítimo, potenciando la capacidad de la propia Somalia para que pueda desempeñar un papel clave en la prevención de la piratería.

"La piratería es una amenaza que se está extendiendo rápidamente por toda la región y queda claro que todos los participantes entienden que no se trata de dejar sola Seychelles contra la piratería, sino que es una lucha de toda la comunidad internacional, sobre todo por el supuesto vínculo entre la piratería y otras actividades ilegales, tales como el terrorismo, que se puede convierte en una posibilidad real", dijo el ministro del Interior de Seychelles, Joel Morgan.

Por su parte, el ministro de Exteriores se aseguró de garantizar el apoyo internacional para el plan de acción elaborado por Seychelles, ya que la pequeña nación no puede liderar sola la lucha contra los piratas en aguas somalíes. "Somos muy conscientes de que la solución a la piratería no reside en ninguna nación u organización única, ni tampoco existe un remedio singular", dijo a los delegados.

El presidente de Seychelles, James Michel, indicó cuánto está costando la piratería en Somalia a la pequeña nación, que es un importante destino turístico del Océano Índico.

Según el presidente Michel, Seychelles en 2009 perdió al menos un 4 por ciento de su PIB debido a la piratería. Al mismo tiempo, los costes nacionales de seguridad habían aumentado en un 50 por ciento, mientras que los ingresos portuarios y pesqueros habían disminuido un 30 por ciento.

"Estamos gastando más de 2,3 millones de euros al año en nuestras patrullas de vigilancia contra la piratería", explicó el presidente Michel. A pesar de la limitada capacidad para garantizar la seguridad a sus 1,3 millones de kilómetros cuadrados de territorio oceánico, las patrullas de la guardia costera de Seychelles y los socios internacionales ya están mejorando la situación de seguridad.

Por staff writer

Fonte: www.afrol.com/es/articulos/ (13/07/2010)

Nigéria diz que piratas libertaram 12 estrangeiros no Delta

De acordo com a União dos Marinheiros da Rússia a tripulação do navio sequestrado era composta por sete russos, dois alemães, um letão, um lituano e um ucraniano.

Da Redação, com agências

Abuja - Um porta-voz da marinha da Nigéria, anunciou ontem (5), que 12 marinheiros estrangeiros que haviam sido sequestrados por piratas no Delta nigeriano foram libertados em segurança no domingo (4). De acordo com o comandante David Nabaida os homens estavam em boas condições. Os sequestrados foram abandonados pelos piratas em um barco de pesca próximo da costa do Delta do Níger.

O capitão da embarcação, então, informou as autoridades navais sobre a soltura dos reféns. Ele não comentou sobre opagamento de resgate em troca da liberdade dos marinheiros, segundo informou a Associated Press.

De acordo com a União dos Marinheiros da Rússia a tripulação do navio sequestrado era composta por sete russos, dois alemães, um letão, um lituano e um ucraniano. Nesse primeiro momento, todos os sequestrados serão interrogados para que se obtenham detalhes sobre as condições do sequestro.

Fonte: www.africa21digital.com/ (06/07/2010)

Piratas atacam navio de carga no Golfo da Guiné

AE-AP - Agência Estado

O porta-voz da marinha nigeriana informou que 12 marinheiros expatriados foram sequestrados na costa oeste da África. O oficial da Marinha, David Nabaida, disse que o ataque ocorreu ontem à noite e que os piratas abordaram o navio de bandeira alemã, BBC Palonia, matando um membro da tripulação. Este ataque aumenta as preocupações na região com o crescimento da pirataria no Golfo da Guiné, especialmente na costa da Nigéria.

Fonte: www.estadao.com.br/noticias/ (03/07/2010)

Piratas libertam 2 russos e um lituano na África

MOSCOU (Reuters) - Dois marinheiros russos e um lituano, sequestrados dos seus barcos perto da costa de Camarões em maio, foram libertados, disse neste domingo o Sindicato dos Marinheiros da Rússia (SUR, na sigla em inglês).

O capitão e engenheiro-chefe russos do barco grego North Spirit e o capitão do lituano Argo, sequestrados em 16 de maio, estão agora a caminho da Nigéria. Eles foram vítimas de ataques que, segundo analistas, marcam a expansão da pirataria para o oeste da África.

"O processo de negociação durou um mês e, finalmente, o sindicato recebeu a boa notícia," afirmou a SUR num comunicado. Segundo o sindicato, os marinheiros passarão por exames médicos e serão recebidos por agentes diplomáticos na Nigéria.
A agência de notícias estatal ITAR-TASS, citando um porta-voz da SUR, afirmou que o dono do barco grego pagou o resgate.

A libertação dos marinheiros ocorre no momento em que dois navios de carga foram atacados na costa nigeriana, região produtora de petróleo. Uma pessoa foi morta, e 12, sequestradas.

Neste domingo, a SUR disse que sete desses sequestrados eram russos. Um porta-voz da diplomacia alemã afirmou que há dois alemães no grupo e disse que Berlim trabalhava junto com autoridades nigerianas para conseguir a libertação.

Também neste domingo, o presidente russo, Dmitry Medvedev, prometeu reprimir a pirataria. "O trabalho (de combater a pirataria) vai continuar. Os benefícios são óbvios para o nosso país, para a nossa marinha mercante e para os barcos estrangeiros."

Em abril, depois de iniciativa russa, o Conselho de Segurança das Nações Unidas sugeriu a criação de tribunais especiais para pirataria. Analistas dizem que o ataque de maio, perto do porto de Douala, mostrou que os piratas da região estão se aventurando para outras regiões e se tornando mais ousados.

Em abril, Camarões culpou a pirataria por parte da queda de 13 por cento na produção de petróleo em 2009.

(Reportagem Amie Ferris-Rotman)

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010 (04/07/2010)

El mando militar de Atalanta advierte que la piratería se extiende

Europa Press

La operación 'Atalanta' lanzada por la Unión Europea en diciembre de 2008 para luchar contra la piratería en el Indico ha resultado eficaz para reducir los ataques en el golfo de Adén, pero la actividad delictiva se está extendiendo a la gran cuenca somalí y los asaltos se producen a cientos de millas de la costa, según explicó el subcomandante de la misión, el vicealmirante Thomas Ernst, en la subcomisión de seguridad y defensa del Parlamento Europeo.

"Los piratas están desplazándose hacia el este y hacia el sur y se encuentran ahora en el límite o más allá de nuestras zonas actuales de operación", señaló el vicealmirante que ilustró sus palabras recordando que tres buques taiwaneses fueron secuestrados a algo más de 200 millas de la India, país con el que la UE busca reforzar la cooperación en este terreno.

Ernst se mostró partidario por tanto de "concentrar" las operaciones en la cuenca de Somalia, una zona muy extensa donde el "modelo económico de la piratería" sigue vigente. A su juicio, el tamaño de la cuenca somalí hace que se pueda hablar de piratería "a escala industrial".

Fonte: http://ecodiario.eleconomista.es/internacional/noticias/ (13/07/2010)

Los japoneses ondean su bandera en los confines del Pacífico.

El buque-hospital USNS Mercy (T-AH 19) participó junto con la flota japonesa en el ejercicio Pacifico Partnership 2010, donde se vio el desplazamiento de los nuevos navíos de as alto japonés de la clase Osumi, específicamente el JDS Kunisaki (LST 4003). El diseño versátil de estos nuevos conceptos LST han resultado en un renovado interés por ellos por parte de poderosas armadas en el Pacifico, e incluso las que no han operado algo similar en los últimos 60 años, como lo son las Japonesa y Rusa. Ya Japón básicamente ha regresado al concepto de portaaeronaves, y se distingue por haber puesto en el aguas varios de estos nuevos navíos, que pueden operar como portaaviones ligeros (equipados con aparatos V/STOL), porta-helicópteros, unidades de desembarco, hospitales y más. Japón construye una nueva nave de 284 metros de eslora, con capacidad para transportar hasta 12 helicópteros, 4.000 efectivos y 50 camiones, mientras busca fondos para hacerse de los primeros 40 F-35. A 284 metros de largo, el nuevo navío compite en tamaño con la clase Wasp norteamericana (257 metros) y el diseño CVF británico (287 metros).

Rusia por su parte ha mostrado interés en el navío Mistral francés, de 23.000 toneladas de desplazamiento, y con capacidad para 12 helicópteros, así como fuerzas de desembarco.

La flota japonesa ha visto expandir su papel en el aérea internacional. Japón se encuentra construyendo una base naval en Djibouti como parte de sus esfuerzos contra piratas en las costas de Somalia. Las decisión de construir dicha base se hiso en abril del 2009 y deberá ser operacional para el próximo año, a un costo de 40 millones de dólares, teniendo capacidad para albergar 150 efectivos. Hasta 2000 navíos japoneses transitan la zona.

Fonte: www.defensa.com/ (13/07/2010)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tras los piratas de Somalia


Javier Sardà se embarca en una fragata española que protege a los atuneros en el estreno de 'El infiltrado'

I. G. - Madrid
¿Cómo funciona una fragata de la Armada española destinada en aguas de Somalia para proteger a los pesqueros de los ataques de piratas? ¿Cómo viven su cometido los marinos destacados? Javier Sardà se embarca en la fragata Navarra para mostrar a los espectadores el corazón de la Operación Atalanta de la Unión Europea contra los saqueadores del Índico en el primer programa de El infiltrado, que Telecinco estrena mañana (1.15). En la serie de especiales, sin periodicidad fija, el presentador se introducirá en lugares de difícil acceso para mostrar realidades poco conocidas de la mano de los españoles que las viven en primera persona.

El 8 de diciembre de 2008, a petición de España y Francia ante los numerosos secuestros de pesqueros, la Fuerza Naval de la UE puso en marcha una misión para luchar contra los piratas. Sardà ha viajado a las costas de aquel país africano para embarcarse en uno de los buques españoles destacados. En los camarotes y cubiertas, el showman convivirá con los marinos y charlará con ellos para mostrar sus rutinas diarias. Además, recogerá el testimonio de uno de los 13 españoles que formaba parte de la tripulación del atunero Playa de Bakio, cuando en 2008 fue secuestrado. Este tripulante contará su experiencia y descubrirá la manera en la que los piratas proceden a la hora de perpetrar las agresiones. El reportaje, además, reflejará el momento de tensión que vivió el equipo de El infiltrado junto a los tripulantes cuando se recibió el aviso urgente de que un barco había sido secuestrado a poca distancia. Finalmente todo quedó en una falsa alarma.

Este es el nuevo cometido viajero de Sardà, después de Dutifri y tras el fiasco de su última incursión en Telecinco, con La tribu, aunque en abril pasado la cadena anunció a bombo y platillo que Sardà presentaría el espacio de talentos juveniles Cántame una canción. "Su versatilidad le permite cambiar fácilmente de registro", decía la televisión de Mediaset en un comunicado. Sin embargo, al final, fue Pilar Rubio quien se hizo cargo del concurso que ha pasado con más pena que gloria.

Los entresijos de la estación Cabo Cañaveral de la NASA de la mano del astronauta Miguel López Alegría; los secretos de la Embajada española en Pekín; las anécdotas de la gira española del torero El Juli por Latinoamérica; la ruta internacional de los camioneros y los bastidores de la industria del cine en Hollywood serán otros de escenarios de El infiltrado.

Fonte: www.elpais.com/articulo/Pantallas/piratas/Somalia/ (29/06/2010)

Site Interessante!

Está aqui indicada uma página muito interessante para todos que se interessam pela pirataria contemporânea!

Como a página possui muitos artigos conectados, achei melhor indicar a fonte diretamente, para que todos possam consultar.

http://www.voltairenet.org/article166146.html

Piratas somalíes piden rescate de US$8 millones por dueño de barco

El sujeto fue secuestrado junto con 14 tripulantes de la nave el 1 de abril de este año.

por DPA
Los piratas somalíes que secuestraron en abril un barco pesquero taiwanés y sus 15 tripulantes demandan ocho millones de dólares de rescate a la familia propietaria de la embarcación, informa hoy sábado el diario "United Daily News".

Recientemente, los piratas telefonearon a la familia del propietario del barco Wu Lai-yu, quien se encuentra entre los secuestrados, para pedir el dinero de rescate.

El barco Jih Chun Tsai 68 fue secuestrado por piratas somalíes el 1 de abril cuando operaba a unas 368 millas náuticas de la costa de Somalia. La tripulación estaba integrada por un taiwanés, dos chinos y 11 indonesios.

En la llamada telefónica, los piratas elevaron el dinero de rescate a los ocho millones de dólares y pidieron a Wu que inste a su familia a pagar.

Wu dijo que los piratas lo golpearon tanto que quebraron su pie, por lo que está rengueando.

Asimismo, solicitó a su familia que suplique al Ministerio de Relaciones Exteriores de Taiwan para que se ocupe de la liberación del barco y la tripulación. Si el rescate llega demasiado tarde, es posible que haya sido golpeado hasta la muerte, indicó.

La familia de Wu dijo al diario "United Daily News" que no puede reunir el dinero del rescate, que es demasiado elevado.

"En el pasado, el rescate por un barco pesquereo era de entre 150.000 y 160.000 dólares. El rescate por Wen Fa 161, que fue liberado en enero, fue de un millón de dólares", informó el diario citando a un miembro de la familia, que no fue identificado.

Wen Fa 161 fue secuestrado por piratas somalíes en abril de 2009 cuando pescaba cerca de las islas Seychelles. Tres miembros de la tripulación murieron por enfermedad en cautiverio. Finalmente, el barco y los tripulantes fueron liberados el 21 de enero luego del pago de un millón de dólares.

Fonte: www.latercera.com/contenido/ (02/07/2010)

Piratas somalíes secuestran barco cargado de veneno

Nairobi.- Un grupo de piratas secuestró un barco que transporta una sustancia química venenosa utilizada en anticongelantes y tomó como rehenes a sus 19 marineros chinos, dijeron las autoridades.

El navío Golden Blessing con bandera de Singapura fue abordado en la madrugada frente al extremo norte de Somalia, dentro del corredor de tránsito recomendado internacionalmente para recorrer el Golfo de Adén (el cual es patrullado por una coalición naval contra la piratería) dijo el teniente coronel Per Klingvall, vocero de la fuerza antipiratería de la Unión Europea, señaló AP.

Se reporta que los 19 tripulantes están ilesos, señaló el portavoz. El barco se dirigía de Arabia Saudí a India.

Klingvall dijo que el buque-tanque de 14.445 toneladas transportaba un cargamento de etilenglicol cuando fue capturado aproximadamente a 96 kilómetros (60 millas) de la costa de norte de Somalia. La embarcación se desplazaba hacia la costa somalí después de ser secuestrada.

Los piratas pocas veces roban o dañan el cargamento de los barcos que toman, y en lugar de ello retienen a las tripulaciones con el fin de obtener rescates multimillonarios. En el 2008, piratas secuestraron un barco de carga ucraniano que transportaba 33 tanques de diseño soviético y cajas con armas pequeñas, pero lo liberaron posteriormente después de recibir un rescate de 3,2 millones de dólares.

El barco secuestrado el lunes es propiedad de Golden Pacific International Holdings Ltd. y está rentado a Shanghai Dingheng Shipping Co. Ltd.

En un comunicado, la Autoridad Marítima y Portuaria de Singapur dijo que está "trabajando con agencias de gobierno pertinentes y con el propietario del barco, y está monitoreando de cerca la situación''.

Piratas somalíes tienen retenidos más de una decena de barcos y varios cientos de tripulantes.

Fonte: http://deportes.eluniversal.com/2010 (28/06/2010)