Quadrinhos

Dias Velho e os Corsários
Conceição, Eleutério Nicolau. Dias Velho e os Corsários; Florianópolis, Lunardelli, 1988.

"...Nos séculos XVI e XVII a Ilha (Florianópolis) recebeu visitantes de diferentes nacionalidades que aqui paravam a caminho das províncias platinas. Na primeira metade do século XVII, a Ilha foi visitada por bandeirantes vicentistas que repetidas vezes tentaram sem sucesso iniciar seu povoamento. Em 1662, Francisco Dias Velho Monteiro deixa São Paulo com sua família...povoando a Ilha e realizando expedições exploratórias que chegaram até ao Uruguai. De 1681 até 1687 Dias Velho permanece na Ilha, onde havia mandado erguer uma igreja de pedra e cal ornada com um altar principal e dois laterais, no centro de seu povoado. A história que vamos contar tem seu início no final deste último período, em 1686..."

Segundo o autor, não existe documentação comprobatória para os fatos descritos nesta obra. Ela é resultante da história oral e foi romanceada, para tornar a narrativa mais atraente ao leitor.

Quando estive visitando a cidade de Florianópolis, encontrei a obra em um sebo. Quadrinhos nacionais sobre piratas são raros...Tanto que depois disso, nunca mais achei outro igual. Os quadrinhos - em P/B - retratam com bastante realismo a vida do período colonial e, embora romanceado, acredito que a narrativa chegou próxima da realidade.

Nem tenho como indicar onde o leitor possa adquirir um exemplar. Melhor é, quando estiver em Florianópolis, visitar os sebos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!