Irã envia submarinos ao Mar Vermelho, diz agência

TEERÃ (Reuters) - O Irã enviou submarinos ao Mar Vermelho, disse a agência semioficial de notícias Fars nesta terça-feira, citando uma fonte não-identificada, em uma medida que poderá irritar Israel.

"Submarinos militares iranianos entraram nas águas do Mar Vermelho com o objetivo de coletar informações e identificar as embarcações de combate de outros países", disse a Fars.

A agência não especificou o número ou o tipo de submarinos envolvidos, mas disse que estavam navegando ao lado de navios de guerra da 14a Frota da Marinha.

A rede estatal iraniana Press TV anunciou em maio que a 14a Frota, composta de duas embarcações, o navio de guerra Bandar Abbas e o destróier Shahid Naqdi, foram enviados para combater a pirataria no Golfo de Áden.

"A frota entrou na região do Golfo de Áden em maio e agora ingressou no Mar Vermelho na continuação dessa missão", disse a Fars.

Dois navios de guerra iranianos passaram pelo Canal de Suez em fevereiro, na primeira medida desse tipo desde a Revolução Islâmica de 1979, rumo à Síria. Teerã afirmou que a missão era de "paz e amizade", mas Israel acusou a medida de ser uma "provocação".

O Irã anunciou em agosto do ano passado que havia expandido sua frota de submarinos nacionais Ghardir, de 120 toneladas, para 11 unidades, que segundo o governo iraniano seria usada para patrulhar o Golfo e o Mar de Omã.

O Irã já mobilizou navio de guerra para áreas mais distantes, até o Mar Vermelho, para combater piratas somalis, mas nunca havia anunciado o envio de submarinos a essas regiões marítimas.

(Reportagem de Hashem Kalantari)

Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE75607420110607 (07/06/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os verdadeiros barcos piratas

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA