Governo divulgou nomes dos tripulantes do Vega 5

Maputo - O governo moçambicano divulgou a identidade dos moçambicanos, alguns dos quais desaparecidos, que iam a bordo do navio de pesca Vega 5 interceptado no Mar Arábico, a 600 milhas náuticas, a oeste da costa da Índia.

Segundo o ministério das Pescas de Moçambique, os tripulantes são Gito Doliz, Domingos Arvista Sangadza, Monteiro Lima Sango, António Félix Joaquim, Silva Jolinho Lima Bila, Olívio Alves Simões, Florêncio António Segredo, Pedro Simão Bene, Marques António Segredo, Lucas Martins Gemo Chiremba, Joãozinho João Rosário e José João Chivode Mandava.

O navio foi sequestrado ao largo das águas de Moçambique em finais de Dezembro de 2010 com 24 tripulantes, 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis.

Pelo menos 13 foram resgatados, mas sete dos 19 tripulantes moçambicanos estão desaparecidos.

Constam entre os desaparecidos Luís Menezes Soares, Amâncio Ventura Cipriano, Alberto Juma Massanguaja, Abibo Zobaida Assane, Alberto Manuel Muleva, Horácio Magaíssa Nicoadala e António Vida Muhalo.

Os marinheiros desapareceram depois de a embarcação entrar em chamas, quando a Marinha de Guerra Indiana tentava o resgate no dia 12 de março.

Na sequência do confronto entre a marinha indiana e os piratas, uma parte da embarcação Vega 5 entrou em chamas obrigando a que parte da tripulação se lançasse ao mar, indica uma nota do ministério das Pescas de Moçambique.

"Os tripulantes resgatados pela marinha de guerra indiana já se encontram em Mombai (antiga Bombaim) sob assistência de uma equipa da embaixada de Moçambique na Índia e gozam de boa saúde.

No entanto, três compatriotas (moçambicanos) requerem alguns cuidados médicos por terem contraído ferimentos ligeiros", assinala a nota governamental.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2011/2/11/Governo-divulgou-nomes-dos-tripulantes-Vega,306a13d1-1d1b-420a-80cb-814cf7372bed.html (18/03/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

Os verdadeiros barcos piratas

ESTAMOS DE MUDANÇA!!!