domingo, 27 de fevereiro de 2011

Americanos executados

Foto: Scott e Jean Adam (na foto) e Bob Riggle e Phyllis Mackay foram mortos pelos piratas somali

Os dois casais norte-americanos sequestrados num iate na passada sexta-feira no Mar Arábico, ao largo de Omã, foram executados ontem de madrugada pelos piratas somali, enquanto decorriam negociações entre os captores e militares norte-americanos.

Por:Paulo Madeira com agências

A bordo do iate ‘Quest’ seguia o casal Scott e Jean Adam, que viajava à volta do Mundo desde 2004 com o objectivo de evangelizar e distribuir a Bíblia às populações que visitava. Com eles estava um outro casal, também norte-americano, Bob Riggle e Phyllis Mackay. Na sexta--feira, os piratas acercaram-se do barco, assumiram o controlo e levaram-no para águas somalis.

Mal tiveram conhecimento do sequestro, quatro navios de guerra dos EUA dirigiram-se para a região, seguiram sempre o iate e iniciaram negociações com os piratas com vista à libertação dos reféns. O diálogo manteve-se durante dias e os militares norte-americanos estavam optimistas. Só que, na madrugada de ontem, os militares ouviram um tiroteio e acercaram-se rapidamente do iate. Quando o abordaram, depararam-se com os corpos dos reféns crivados de balas. Abriram fogo contra os piratas, mataram dois e e capturaram 13.

O sequestro e execução dos reféns poderá ter sido uma acto de retaliação pela condenação a 33 anos de prisão de um pirata envolvido no sequestro de um cargueiro dos EUA em 2009.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/americanos-executados (23/02/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário