Cinema


Mestre dos Mares (2003)

Em 2003, o filme Mestre dos Mares – o lado mais distante do mundo foi indicado a 10 prêmios Oscar. Só não levou todos porque bateu de frente com o Retorno do Rei, da trilogia Senhor dos Anéis, um fenômeno do cinema mundial.

Mestre dos Mares não é um filme sobre piratas, mas sim sobre corsários. Impecável em cada detalhe! Um dos grandes filmes da minha vida! Atuações soberbas de toda a equipe, com destaque para Paul Bettany (Doutor Stephen Maturin) e Russell Crowe (Capitão Jack Aubrey), e com direção segura de Peter Weir.

A reconstituição de época levou em conta detalhes absurdos como a forma correta dos nós dos velames, o nome dos canhões, a areia no assoalho e até as tatuagens que os marinheiros costumavam fazer nas juntas de suas mãos. As cenas de batalhas navais são nada menos que perfeitas, e os efeitos especiais (sempre na medida certa) tornam as sequencias da travessia da Terra do Fogo e da abordagem final ao navio francês, uma experiência assustadora! Poucas vezes um diretor conseguiu aliar de forma tão competente, a violência da guerra em alto mar e a sutileza das descobertas que esse tipo de vida proporciona.

O filme levou os prêmios de melhor Fotografia e Edição de Som, mas vale destacar ainda o belo figurino e a marcante trilha sonora.

Nota 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os verdadeiros barcos piratas

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA