"Topaz " de regresso com piratas cativos

Somália/Luta contra piratas

Nairobi (Quénia) - Um navio da marinha das Seicheles, com 27 ex-reféns e piratas cativos a bordos, chegou hoje (quarta-feira) de manhã na cidade de Victoria, após três dias de operação no Oceano Índico contra os piratas somalis, anunciou a AFP.

O " Topaz " ancorou sobre os cais do porto de Victoria, onde foi acolhido por numerosos oficiais, por familiares e amigos dos pescadores libertados, indicou à AFP uma fonte do serviço de imprensa da presidência.

Segunda-feira, o Topaz havia efectuado uma operação contra piratas somalis para libertar seis reféns das Seicheles, dos pescadores capturados à semana passada no sudeste do arquipélago seguidamente transferidos para um borco iraniano com uma tripulação de 21 iranianos já cativos.

O Topaz tinha feito fogo contra sobre o barco dos piratas, incendiando o seu motor, antes de recuperar sãos e salvos todos os ocupantes, reféns e piratas somalis.

De regresso para as Seicheles, o navio foi atacado terça-feira por três barcos piratas, uma embarcação-mãe e duas lanchas. Mas o Topaz as neutralizou, incendiou a embarcação-mãe e as lanchas foram esvaziadas.

Nove piratas somalis, feitos cativos segunda-feira durante a operação de libertação dos reféns, serão submetidos à justiça, em Victória.

Fonte: www.portalangop.co.ao/ (31/03/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os verdadeiros barcos piratas

Veja o navio de Barba Negra em foto dos sets de “Piratas do Caribe 4″

PIRATAS Y CORSARIOS EN CUBA